Mais de 500 mil turistas passarão por São Vicente durante as festas de final de ano

Operação Verão garantirá a segurança durante a temporada e a queima de fogos

2 curtiram
A alta temporada começou e com a proximidade das festas de final de ano muitos turistas descem a serra para aproveitar as praias de São Vicente durante as férias. De acordo com a Secretaria de Turismo (Setur), a expectativa é que mais de 500 mil turistas passem pela Cidade neste final de ano.

Até o momento, os hotéis estão com cerca de 80% da taxa de ocupação. É esperado que chegue aos 95% nos próximos dias.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Lírian Marcelle, São Vicente está preparada para receber os turistas. “Com o verão, a previsão de altas temperaturas e a revitalização do Gonzaguinha, vemos uma Cidade pronta para receber a todos. São Vicente está em processo crescente de desenvolvimento turístico. Isso se reflete nas contratações temporárias que estão ocorrendo. Os empresários dos setores hoteleiros, restaurantes, marinas e o comércio em geral estão muito otimistas e preveem uma das melhores temporadas dos últimos tempos”.

Queima de fogos

São Vicente realizará como parte das festividades de final de ano o show de fogos de artifícios (sem estampido), com duração de 10 minutos, no dia 31 de dezembro. A festa contará com três balsas na Orla do Gonzaguinha e uma balsa na Lagoa do Quarentenário, na Área Continental.

O investimento da queima de fogos será custeado pela iniciativa privada, não gerando gastos ao Município e, como contrapartida, a empresa vencedora Gomes Feitosa Parques De Diversões Ltda. utilizará o espaço de eventos da Orla do Itararé pelo período de 12 meses.

O prefeito Kayo Amado explica que a realização nos dois pontos estratégicos de São Vicente representa a inclusão para proporcionar a maior quantidade possível de vicentinos nas festividades de final de ano, e celebrar todo o trabalho que vem sendo realizado na reconstrução da Primeira Cidade do Brasil, em especial neste ano desafiador de 2023. “Dois pontos. Na Orla do Gonzaguinha e na Lagoa do Quarentenário, um ponto na área insular e um ponto na Área continental, cumprindo o que a gente sempre se propõe a fazer, levar sempre perto das casas das pessoas”.

Operação Verão

A Operação Verão em São Vicente iniciou nesta segunda-feira (18), com cerca de 300 policiais vindos da Capital reforçando a segurança de turistas e munícipes, até dia 23 de fevereiro de 2024.

A medida contará com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que também disponibilizará seu efetivo no combate à criminalidade. O patrulhamento, tanto da GCM, quanto da Polícia Militar (PM), será realizado de modo estratégico, com base nos pontos mais críticos, onde são registrados altos índices de crimes cometidos.

“O Natal e o Ano Novo são duas festas que atraem os turistas para São Vicente em razão de nossas praias e nossas belezas naturais. Com a segurança reforçada com o apoio do governador Tarcísio trazendo mais PMs para toda Baixada e com a queima de fogos anunciada pelo prefeito Kayo Amado, tenho certeza que mais turistas virão e teremos uma virada de ano maravilhosa em nossa orla”, declara o secretário de Turismo, Paulo Bonavides.

A Operação Verão contará com apoio crucial do Centro de Controle Operacional (CCO), sistema de monitoramento 24h, que, por meio de totens e câmeras de segurança, assegura a fiscalização de regiões estratégicas da Cidade. Os totens contam, inclusive, com botão do pânico, no qual o indivíduo pode entrar em contato diretamente com um agente de plantão.

A central integra PM, GCM e trânsito. Os profissionais mantêm contato a todo momento com as viaturas.

Álbum de Fotos