Mais de 5,6 mil alunos da rede municipal participam do Saeb em novembro

Provas para turmas de 5º e 9º ano serão aplicadas entre os dia 8 e 16

1 curtiu

Com participação de 5,6 mil alunos (3.911 de 5° ano e 1.775 do 9° ano) da rede municipal de ensino de São Vicente, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 já têm data definida, com aplicação confirmada para os dias 8, 9, 10, 13, 14 e 16 de novembro. O cronograma já foi definido e divulgado nas unidades educacionais. O aluno deve comparecer com caneta azul, lápis e borracha.

Durante o ano letivo, a Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) desenvolveu diversas ações voltadas à preparação dos estudantes para a aplicação oficial do Saeb.

Com adesão dos alunos de 48 Unidades Educacionais, o ‘Avalia SV’ serviu como ferramenta para monitorar o progresso na qualidade da Educação do Município e habituar os alunos para a realização desse tipo de instrumento avaliativo. A ação foi promovida com o Programa Parceiros da Educação da cidade de Sobral (CE), disponibilizado em um ciclo de quatro avaliações diagnósticas.

Por meio da Busca Ativa Escolar, as Unidades Educacionais também implementaram o ‘farol da frequência’, planilha que registra a presença e ausência dos alunos no dia a dia escolar. A ferramenta é atualizada diariamente pelos professores e alunos, e os responsáveis têm acesso para acompanhar a participação de seus filhos.

Além disso, a Seduc conta com a colaboração e apoio de docentes, gestores, pais e responsáveis para garantir o comprometimento de todos os estudantes nesta importante etapa final, que reflete, diretamente, ao avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município.

A secretária da Educação, Nivea Marsili, destaca que as ações adotadas na Rede Pública ao longo deste ano contribuíram, significativamente, para fortalecer a estrutura pedagógica de aprendizagem dos alunos. “O Avalia SV e a Busca Ativa Escolar, juntamente às formações contínuas aos educadores, respectivamente, desempenharam um papel fundamental como estratégia para o progresso do eixo educacional do Município”.

Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SAEB é aplicado na rede pública e privada, aos 5º e 9º anos, visando realizar um diagnóstico detalhado na educação básica brasileira. As provas englobam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Texto - Renato Pirauá e Andressa Sgarbi

Álbum de Fotos