Manhã de atividades físicas ao ar livre encerra mês de "Luta da Pessoa em Situação de Rua"

Ação reuniu munícipes atendidos pelo Centro POP

3 curtiram
Em alusão ao Mês Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, o Centro Pop de São Vicente, equipamento integrado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), realizou na manhã desta quinta-feira (31), uma aula ao ar livre de alongamentos e exercícios físicos na Praça da Biquinha.

O encontro realizado na quinta-feira concluiu a série de ações promovidas pela Sedes no mês de agosto. As atividades contaram com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), Fundo Social de Solidariedade (FSS), organizações da sociedade civil e demais instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

"O Centro POP faz um serviço excelente. Sempre me tratam muito bem por lá. Atividades como essa são ótimas para distrair a cabeça do pessoal e tirar as pessoas da rua", explica o morador Vinícius Farias, de 30 anos, que é atendido pelo Centro POP, atua como redutor de danos da Unifesp e faz parte do programa da ADESAF.

O Centro POP é uma unidade pública, proveniente do Estado, voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua no Município. Em São Vicente, o equipamento atende cerca de 180 a 200 cidadãos por dia, oferecendo higiene pessoal, roupas, alimentação, e serviços como emissão de documentos, armazenamento de pertences, acolhimento e até mesmo acompanhamento psicológico e técnico.

Representando a Sespor, o professor Waldemar Campos da Silva coordenou uma série de exercícios para os participantes. Ele ressaltou, ainda, a importância da prática. "A atividade física é fundamental nas nossas vidas. Proporciona mais qualidade, diminui o risco de desenvolver doenças, e tira pensamentos negativos dessas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Agradeço com muita satisfação pela oportunidade”.

A unidade do Centro POP de São Vicente atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Av. Capitão Mor Aguiar, 436 - Centro. Para entrar em contato, os telefones são: 3467-9301 e 3395-3341.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos