Morador de São Vicente reencontra jovem 'herói' que o salvou de afogamento

Momento foi protagonizado nesta sexta (27), na Praia do Gonzaguinha, em curso de primeiros socorros

Compartilhe!

1 curtiu
Quem estava na Praia do Gonzaguinha durante a manhã desta sexta-feira (27), presenciou um momento inesquecível: o reencontro entre o assistente social Anderson Luis Araújo e o surfista João Victor Santos, de 16 anos. Em um ato heroico, o surfista salvou Anderson e sua esposa, Miriam Aparecida, de afogamento. As vítimas tinham ido à Praia do Itararé dar um mergulho, mas foram surpreendidos pela forte correnteza. O jovem agiu rápido e, com ajuda de seu professor, Ricardo Melo, conseguiu evitar que o pior acontecesse. 
 
O encontro aconteceu ‘por acaso’, já que Anderson estava na Escolinha de Esportes Radicais da Prefeitura, no Ilha Porchat Clube, para dar uma entrevista referente ao episódio, e Victor estava em uma capacitação de primeiros socorros. 
 
Quis o destino que eles se cruzassem novamente. Ao encontrar o surfista, Anderson não conseguiu se conter e abriu o coração. “Temi nunca mais ver minha esposa. Você é um herói e a prova viva de que o bem vai vencer o mal”. 
 
Emocionado, Victor resumiu o sentimento em poucas palavras. “Inesquecível! Grato a Deus por ter me proporcionado a chance de salvar o casal”. 
 
O adolescente é aluno de surfe na escolinha e utilizou as técnicas ensinadas nas aulas para prestar o socorro. “Iniciei o processo com os ensinamentos que obtive nas aulas de ‘Salva Surfe’. Também apliquei um recurso que aprendi em um curso de apneia. Tive calma e paciência para fazer a abordagem na senhora que estava em estado de choque”.
 
Curiosamente, nesta sexta-feira houve mais uma sessão do curso, na Praia do Gonzaguinha. A capacitação, que é uma parceria entre Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) e Bombeiros, contou com a presença de 30 participantes. 
 
“Reparamos que o Victor conseguiu corresponder com muita agilidade e coragem. Isso foi graças à habilidade que ele adquiriu nos treinamentos rotineiramente”, explicou o professor Ricardo Melo. “É um motivo de alegria saber que ajudamos a salvar duas vidas. Esse é o legado do esporte”, concluiu. 
 
Futuro - Anderson quer virar a página e seguir dando seus mergulhos junto à esposa. Porém, salientou: “Vamos redobrar a atenção e estaremos sempre ligados às condições climáticas”.
 
Já Victor quer continuar surfando nas ondas de São Vicente e do mundo em busca da realização de seus sonhos. “Eu amo esporte. Me dá ânimo para acordar e acreditar que a vida faz sentido”.
 
Inscrições - Crianças a partir dos 7 anos já podem participar das aulas de surfe na Escola de Esportes Radicais. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, na unidade (Alameda Paulo Gonçalves, 61, Ilha Porchat Clube, Itararé).
 
É necessário levar um documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3x4 e atestado médico. 
 
Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Tadeu Filho

Álbum de Fotos