'Mutirão do Contraceptivo Implanon' contempla mais de 100 adolescentes

Meninas de 15 a 17 anos compareceram à UBS Central neste sábado (9)

1 curtiu
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou, neste sábado (9), o ‘Mutirão do Contraceptivo Implanon’, que contemplou 123 adolescentes de 15 a 17 anos. Na ação realizada na UBS Central, elas realizaram teste de gravidez, tiveram aula sobre diversos assuntos relacionado à vida sexual e foram imunizadas de uma gravidez não planejada.

Foi ofertado às adolescentes, também, teste rápido de HIV e sífilis.

Em seguida, participaram de uma aula que abordou temas como: métodos contraceptivos (camisinha, diafragma, hormonais, DIU, métodos cirúrgicos), informações sobre o implanon - ressaltando que ele previne apenas contra a gravidez e que é um dos métodos mais seguros, com 99% de eficácia e duração de três anos. Finalizando a aula, foram mencionadas as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enfatizando que o implanon não é a melhor escolha, mas sim o preservativo.

Após passar por essas etapas, foi feita a aplicação. A adolescente Julia Vitória Cavalcanti enalteceu a iniciativa da Sesau e ressaltou sua importância: “Vi nas redes sociais da Prefeitura e resolvi me inscrever. Foi super tranquilo. Uma ação  essencial, promovendo a educação sexual ”.

A mãe da Julia, Kátia Rosangela de Campos Alves, acompanhou de perto o mutirão, e detalhou o que comentou chamou sua atenção:
 “Vim só acompanhar e fiquei muito impressionada com a aula. Principalmente sobre as ISTs, que antes se chamava DSTs. Não sabia disso. É muito bom que tenha um projeto desse na Cidade, porque elas saem protegidas contra a gravidez indesejada e ainda recebem uma aula. Ações como ajudarão a adolescente ao longo da vida”.

A Diretora da Saúde da Mulher e idealizadora do projeto, Dra Maria Luiza Davi, destacou a importância dessa ação: “Hoje tem que se falar cedo sobre esse assunto, para explicar os melhores métodos de prevenção. O dia de hoje foi exatamente para mostrar isso às meninas. A melhor prevenção é a informação como método de conscientização".

“Quero parabenizar toda equipe da Saúde da Mulher por fazer esse mutirão acontecer. Contemplamos mais de 100 meninas da Área Insular com o implante e um conteúdo muito importante ao qual vão levar para a vida. Essa foi só a primeira ação. Dia 23 vamos levar o implanon para as adolescentes da Área Continental”, enfatizou Michelle Santos, Secretária da Saúde.

Álbum de Fotos