'Nada sobre nós, sem nós': Prefeitura promove 1º Fórum Municipal de Acessibilidade

Ação conta com palestras e discussões voltadas para causas de pessoas com deficiência

Curtir
São Vicente está caminhando para ser uma Cidade cada vez mais inclusiva e aberta para todos, trazendo novas iniciativas, projetos, oportunidades e visibilidade para causas sensíveis. Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc-SV), promoverá, nesta quinta-feira (21), a partir das 14h, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro, s/n), o primeiro Fórum Municipal de Acessibilidade de São Vicente.

Inovador para a Cidade, o Fórum atende a Lei Municipal nº 4379, idealizada pelo vereador Jabá, que consiste em incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município o Fórum Municipal de Acessibilidade.

A iniciativa conta com palestras sobre capacitismo velado, direitos das pessoas com deficiência e sistema de apoio social para famílias atípicas, além de discussões sobre o protagonismo das pessoas com deficiência e a inclusão delas na sociedade. Durante o evento também será lançada a Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência.

O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, aposta nas mudanças necessárias ao município: “A cidade precisa ser um local acolhedor para todos. A realidade é que ainda temos muito a avançar nessa pauta. Mas, desafio a desafio estamos trabalhando para que essa realidade mude. Estamos trabalhando para deixar nossas ruas de grande fluxo com mais acessibilidade e conforto. Vamos, trabalho a trabalho, dando uma cara nova para São Vicente.

Já o Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes,  diz que o diálogo é o principal: “O objetivo é abrir o debate. Nós, enquanto Secretaria de Direitos Humanos, que tem como base o envolvimento da participação popular, da sociedade civil, precisamos trazer um debate técnico sobre o assunto, com profissionais capacitados para falar de temas importantes, como o autismo e os direitos das pessoas com deficiência.”

O evento é aberto a todos os públicos. Para participar basta comparecer ao local durante o horário do Fórum.

Confira a programação completa:

14h20 - Capacitismo Velado
Palestrante: Patrícia Liscio
(Pedagoga, estudante de Gestão Pública e idealizadora da Casa Horus (entidade que objetiva orientação e assessoria de pessoas com deficiência visual).

15h - Direitos das Pessoas com Deficiência
Palestrante: Dr. Cahue Alonso Talarico
(Coordenador do Comitê Jurídico da FBASD, mestre em Direito, professor universitário, advogado e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB/Santos).

15h40 - Sistema de Apoio Social para famílias atípicas
Palestrante: Camila Vieira
Pesquisadora sobre o transtorno do espectro autista, com ênfase na intervenção precoce no modelo centrado na família, escritora, massoterapeuta e estudante de psicanálise.

Por Mariana Pinho