Novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de SV iniciam curso de formação

Dezesseis novos guardas foram convocados; curso tem previsão de término em outubro

5 curtiram
Nesta semana, a Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) deu início ao curso de formação de 16 novos guardas civis municipais.

“O curso de formação é o início dos trabalhos da área de segurança pública. E não ficamos apenas nisso. A formação tem uma extensão, um aperfeiçoamento”, explicou o secretário da Sedos, Silvio Damaceno.

O comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes, destacou a importância de entregar um bom trabalho para os vicentinos. “Eles chegaram para ampliar o nosso quadro efetivo, para que nosso atendimento à população seja de excelência.”

O curso tem duração de seis meses, sendo cinco de aulas teóricas e um de aulas práticas. Entre os temas abordados estão a compreensão e o conhecimento no campo das relações humanas e interculturais, respeitando a todos, independentemente de suas origens, crenças ou ideologias; os direitos humanos; os princípios básicos do uso diferenciado da força, priorizando sempre a resolução pacífica de conflitos; uso e manuseio dos equipamentos de defesa pessoal de menor potencial de letalidade; utilização da arma de fogo de forma segura e para atuação em áreas operacionais, promovendo o conhecimento dos principais tipos de crimes e, ainda, a correta maneira de agir frente a eles.

A vice-prefeita Sandra Conti lembrou a atenção que a atual gestão tem dado à segurança de São Vicente. “Foram feitos vários investimentos, como os totens, as novas viaturas e agora a formação dos agentes para compor o efetivo.”

O prefeito Kayo Amado esteve presente na abertura do curso e inspirou os novos guardas. “Vocês não foram convocados para um trabalho, mas sim para a missão de fazer a política de segurança pública da nossa Cidade ganhar mais força.”

Por Isabella Paschoal

Álbum de Fotos