Palestras, exposição e arte marcam abertura do 1º Fórum da Diversidade

Evento lançado na segunda-feira (21) segue com programação no decorrer da semana

2 curtiram
Com grande público presente, foi aberto na noite desta segunda-feira (21) o 1º Fórum Municipal da Diversidade, ação promovida no Espaço Multicultural, na Praça 22 de Janeiro, e que segue com programação na terça (22) e sexta-feira (25). A iniciativa e realização é das secretarias de Cultura (Secult) e de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc).

O objetivo é envolver os munícipes em discussões sobre  diversidade étnico-racial, indígena e LGBTQIAP e, na sequência, analisar e elaborar os tópicos conversados para propor políticas públicas para a Cidade.

Durante a cerimônia de abertura, os presentes puderam conferir a exposição 'Tekoa: Modos de Ver e Viver', além de acompanhar a intervenção artística com pintura ao vivo "Além do que se vê', por Adriano Dicart. Outra atração ficou por conta do Coral Indígena.

Em sua palestra, o secretário Jackson Nunes (Direitos Humanos e Cidadania) falou sobre as atribuições da pasta da qual é titular, explanando planos e projetos da Sedhc. “O preconceito existe, mas quando conseguimos quebrá-lo através desse diálogo, alcançamos nosso objetivo. A ideia é justamente a de falar sobre os preconceitos para que possamos combatê-los”.

A supervisora de Políticas Públicas da Juventude, Geovana Albuquerque, abordou sobre as diversidades inseridas na juventude. “Há representatividade de jovens nos povos indígenas, entre os que lutam pela igualdade racial, dos que lutam pelo empoderamento feminino, pelas causas LGBTQIAP ... Trata-se de um público que abrange todas as diversidades existentes, e que é composto por 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos - uma população muito grande e que nem sempre é compreendida”, esclareceu Geovana.

Secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues salientou a importância do evento promovido em São Vicente. “É necessário trazer a sociedade civil para uma ação desse porte, com palestras, apresentações e um diálogo franco e aberto, permitindo definir ações públicas. Poder trazer esse Fórum e fazer essa discussão em São Vicente é muito válido para que possamos avançar”.

Representando o prefeito Kayo Amado no evento, a vice Sandra Conti destacou que o tema deveria ter vindo à luz há muito tempo. “Às vezes é falado sobre tolerância e respeito, mas será que as pessoas apoiam a diversidade?”, questionou. “É importante trazer à discussão para ver em que pé está a sociedade e onde queremos chegar”.

O evento é aberto a todos os públicos e os participantes recebem certificado de comparecimento.

Confira a programação:

Terça-feira (22/08)

Oficinas Artísticas Gratuitas para Crianças
15h às 16h -  Pintura Corporal com Indígenas da Aldeia de Paranapuã
Classificação livre.

16h às 17h - Oficina de Maracatu Gratuita
Classificação livre.

19h00 - Abertura da cerimônia e composição de mesa

19h30 - Palestra com Felipe Galvão sobre Educação Anti-racista

20h - Palestra sobre Racismo Estrutural com Joice Mendes - Profº da Rede Municipal de Santos e membro do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Santos.

20h30 - Palestra sobre Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica com a Profª Dra. Clarissa Suzuki

21h - Roda de Discussão

Sexta-feira (25/08)

19h00 - Abertura da cerimônia