Parceria entre UNESP e Prefeitura reúne mais de 50 voluntários para limpeza das praias

Nomeado como EcoDay, evento coletou quase 30 kg de micro lixo durante esse sábado (23)

9 curtiram
Quase 30 kg de microlixo foram coletados na praia do Gonzaguinha na manhã de sábado (23). O Ecoday é um mutirão de limpeza promovido pela Atlética Acadêmica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em parceria com a Prefeitura de São Vicente. A segunda edição do evento reuniu mais de 50 voluntários que recolheram e destinaram, de forma correta, os resíduos coletados para CooperNatureza (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis). Essa ação vem reforçar os mutirões de limpeza que já ocorrem regularmente e promovidos pela Semam (projeto EcoMar).

“Geralmente o microlixo escapa do processo de limpeza pública efetuado normalmente e, com isso em mente, o EcoDay tem a proposta de trazer voluntários para que consigam reduzir a existência de resíduos nas praias da Cidade”, contou a estudante Gabriela Villalobo Nascimento de Moraes, uma das representantes do projeto.

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal de São Vicente (Semam) foi responsável por disponibilizar barraca, mesas, cadeiras, sacos de lixo, pás, luvas e água mineral para os voluntários presentes.

O evento também contou com a apresentação da bateria da UNESP, stand com produtos sustentáveis e exposição de caranguejos e siris para a sua diferenciação.

“Foi uma manhã super agradável e importante para o Município. Esperamos que esse tipo de ação chame a atenção dos munícipes e faça com que eles continuem com esse tipo de coleta”, afirmou o voluntário Sandro Oliveira Tagliamento.

Por Renan Valentim

Álbum de Fotos