Píer do Pelé é visitado por mais de 10 mil pessoas no final de semana do aniversário do Rei

Nova atração turística mundial é formada por calçadão com monumento da eterna camisa 10, textos alusivos ao Atleta do Século e uma escultura retratando a comemoração do soco no ar

3 curtiram
No horizonte da Baía de São Vicente, Pelé ‘comemora’ seu 83º aniversário nesta segunda-feira (23) com o icônico ‘soco no ar’ retratado na Orla do Gonzaguinha. Inaugurado no sábado (21), o Píer Nino Matos, que homenageia o maior jogador de futebol de todos os tempos, recebeu, em seu primeiro final de semana, a visita de mais de 10 mil pessoas.

Formado por um calçadão com monumento da eterna camisa 10, textos alusivos ao Rei e uma escultura retratando a comemoração do soco no ar, a nova atração turística mundial, situada na Orla do Gonzaguinha, vincula a arte à paisagem, por meio de espaços vazados em sua ilustração.

“No horizonte da mais bela vista, onde o Brasil começou, o embaixador do nosso país no Mundo está eternizado”, declarou o prefeito Kayo Amado em suas redes sociais.

O novo patrimônio vem encantando seus visitantes. Aos 87 anos, Fulvio José Tommasi caminhava pelo píer e recordava as memórias inesquecíveis adquiridas junto à falecida esposa, Maria Augusta, na Praia do Gonzaguinha, que era um dos pontos favoritos de encontro do casal. Segundo ele, o Píer do Pelé vem para resgatar o amor do vicentino pela Cidade e para que mais histórias envolvendo familiares e amigos sejam contadas no futuro. “É uma ilustração do Rei do Futebol. Minha Maria Augusta certamente faria questão de visitar. É mais um verdadeiro ‘golaço’ do prefeito na busca pelo desenvolvimento da região. Aqui será um marco de histórias sendo propagadas de gerações para gerações”.

Tricampeão do Mundo pela Seleção, Pelé tem sua história interligada a São Vicente desde 1972, quando foi contemplado com o título de ‘Cidadão Vicentino’, realçando suas raízes com o Município. Afinal, nada mais simbólico que o maior expoente de todo o País sendo nomeado como um dos rostos da Primeira Cidade do Brasil.

A inauguração do Píer do Pelé neste sábado contou com presenças ilustres para homenagear o Rei, como o filho e ex-goleiro Edinho, os companheiros no eterno esquadrão do Santos FC nos anos 60 - Clodoaldo, Pepe, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Belarmino, o ex-jogador e apresentador esportivo na TV Bandeirantes e comentarista nas rádios Bandeirantes e Craque Neto, Craque Neto, o jornalista Milton Neves, além de demais estrelas do futebol e autoridades políticas.

O Píer do Rei Pelé soma-se ao Píer dos Apaixonados e à Fonte Kids como atrações da Nova Orla do Gonzaguinha, integradas a demais atrações turísticas que visam ressignificar o conceito que muitos têm sobre São Vicente. A entrega representa mais um avanço da gestão buscando deixar São Vicente de cara nova.

"Escolhemos um dos pontos mais conhecidos da Cidade para homenagear o Pelé e tornar essa orla um atrativo mundial. É a conexão da história com um ponto turístico. Uma homenagem que também enaltece a figura do nosso surfista vicentino, Nino Matos, na baía mais linda do Brasil. É São Vicente se colocando no mapa da história novamente”, concluiu Kayo Amado.

Álbum de Fotos