Ponto MIS disponibiliza filmes gratuitos neste domingo (1º) no Espaço Multicultural

Produções cinematográficas deste fim de semana envolvem homenagens à Colômbia, com exibições a partir das 14h

Curtir
Neste mês de outubro, o projeto Ponto MIS homenageia o “Festival de Cine Colombia Migrante”, trazendo mais produções cinematográficas feitas na Colômbia para o público vicentino.

Confira abaixo a agenda deste domingo (1), a partir das 14h, no Espaço Multicultural.

01/10 às 14h - Cantadoras: Memória da Vida e da Morte na Colômbia (2017 - Documentário - Legendado)
Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Cantoras afro-colombianas narram por meio de canções o cotidiano do conflito na Colômbia. Essa jornada de resistência ancestral à violência é liderada por Ceferina Banquéz Therán, cantora do bullerengue de Montes de María que faz música sobre sua experiência de deslocamento forçado e sua luta pela vida. Seção: Um olhar cinematográfico sobre o deslocamento forçado.

Porque assistir: O documentário oferece uma visão única e íntima das vidas e carreiras de cantoras colombianas renomadas. O filme destaca não apenas a música, mas também explora as complexidades da vida e da cultura colombiana. Assim, ao assistir a este filme, você terá a oportunidade de se envolver com as histórias inspiradoras dessas artistas e entender melhor a rica tapeçaria musical e cultural da Colômbia. Além disso, o documentário pode proporcionar uma perspectiva valiosa sobre a importância da música como meio de expressão e resistência em contextos diversos.
Se você aprecia música, cultura e histórias de vida inspiradoras, este filme colombiano de 2019 certamente oferecerá uma experiência enriquecedora.

01/10 às 17h - Chiqui Chiqui: Cozinheiras de Sonhos Ancestrais (2015 - Documentário - Legendado)
Classificação: Livre para todos os públicos

Sinopse: Chiqui Chiqui, conhecimento do nosso ambiente e patrimônio da nossa tradição, recuperando a memória de um povo desaparecido.” Com uma receita tradicional à base de milho roxo, uma comunidade relembra a sua cultura ancestral, que está em risco de desaparecer devido à exploração mineira no seu território.

Porque assistir: Relacionando um elemento comum em todas as culturas, a culinária, o curta traz de forma visual e documental, a importância que manter a cultura e as tradições vivas tem para os povos, buscando reviver uma memória quase desaparecida. Discutindo a relação entre o avanço tecnológico da globalização e as tristes situações da destruição de uma cultura.

01/10 às 17h - O Chamado da Terra (2022 - Documentário - Legendado)
Classificação: Livre

Sinopse: Cinco povoados indígenas localizados entre planícies e o litoral caribenho descrevem suas relações com seus territórios e as ameaças que têm recebido por defender a vida.

Porque assistir: Tratando de temáticas como desmatamento e destruição de territórios indígenas, o filme traz uma importante discussão que se torna muito atual e recorrente nos dias de hoje. Mostrando de forma prática e com uma proximidade das pessoas que vivem isso, o filme choca, ao mesmo tempo que nos incentiva a estudar e pensar sobre o assunto.

O Ponto MIS, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), tem se dedicado a fomentar a cultura, em especial, o cinema na Cidade, através da disponibilização mensal de mostras de filmes gratuitas. Essa ação tem como objetivo preencher os espaços culturais do Município e promover a formação de novos públicos, como parte do Programa de Formação e Difusão Cultural em todo o Estado de São Paulo.

A programação abrange uma variedade de gêneros cinematográficos, contemplando desde animações até filmes de terror, passando, também, por documentários. A cada semana, os moradores têm a oportunidade de mergulhar em diferentes histórias, enriquecendo sua bagagem cultural e estimulando o debate sobre temas relevantes retratados nas telonas.

Álbum de Fotos