Prefeito Kayo Amado cobra melhorias na saúde e segurança em reunião com Governo do Estado

Chefe do Executivo aproveitou encontro para solicitar apoio em meio às ocorrências dos últimos dias e reforçou importância de convênio para ajudar a custear Hospital do Vicentino; evento também pautou futuro da Sabesp

1 curtiu
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se reuniu - junto a demais chefes do Executivo da Baixada Santista - com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento abriu espaço para que Amado fizesse cobranças ao Estado, reforçando a necessidade de melhorias nas áreas da saúde e segurança.

Atento às ocorrências criminais que têm atingido a região nos últimos dias, o prefeito salientou a importância de um olhar atento para a Baixada neste momento. “Foi uma ótima oportunidade para manifestarmos nossa preocupação com o cenário da segurança pública na região, sobretudo com os acontecidos nesses últimos dias em São Vicente. Solicitamos ao governador ajuda para que possamos voltar à normalidade, tendo um pouco de paz".

O Município tem se esforçado para apoiar o Estado no combate à criminalidade, tendo promovido a entrega do Centro de Controle Operacional (CCO) - primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente, dez novas viaturas à corporação e a aquisição de radiocomunicadores com sistema de geolocalização para os membros da Guarda Civil Municipal (GCM). Entretanto, vale ressaltar que o setor é de responsabilidade do Estado. Por esse motivo, a gestão tem prezado pelo diálogo como medida preventiva, a fim de evitar novos casos de violência.

O prefeito também aproveitou a agenda para realçar o discurso da importância de um convênio de R$2,5 milhões mensais entre Prefeitura e governo de São Paulo para ajudar a custear e, consequentemente, qualificar os serviços do Hospital do Vicentino (HDV). “É importante que o estado olhe para o Hospital do Vicentino como mais um equipamento dele, nos ajudando, também, com o convênio. Há uma semana, entreguei ao secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, um ofício com todas as informações que nos credenciam a receber mais recursos para reforçar a saúde em nossa cidade, especialmente no HDV, que tem 105 leitos, quatro centros cirúrgicos e tudo para se tornar uma referência na região”. A proposta consiste em uma parceria entre Município e Estado. Na ocasião, o governo de São Paulo ajudaria a arcar com as despesas da unidade, que, em contrapartida, serviria como um hospital de leitos para abrigar pacientes da Baixada.

O prefeito também conversou com o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, buscando estreitar ainda mais os laços com o Executivo do Estado.

A reunião também pautou assuntos ligados a saneamento básico - devido ao processo de privatização da Sabesp, habitação e outros.

Além de Kayo Amado, marcaram presença os prefeitos Válter Suman (Guarujá), Rogério Santos (Santos), Ademário Oliveira (Cubatão), Raquel Chini (Praia Grande), Márcio Cabeça (Mongaguá), Tiago Cervantes (Itanhaém) e Luiz Maurício (Peruíbe).

Álbum de Fotos