Prefeitura de São Vicente inova e oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

Capacitações são realizadas em cinco equipamentos do Município; inscrições estão abertas

3 curtiram
Embora o cenário atual indique evolução, o público feminino ainda é vítima de pensamentos e atos machistas na sociedade. Buscando oferecer uma 'proteção maior' às vicentinas, em casos de assédio e agressão, a Prefeitura de São Vicente inovou e passou a oferecer aulas gratuitas de 'Defesa Pessoal para Mulheres'.

Em um trabalho integrado, a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) desenvolveu o projeto com o intuito de preparar o público feminino para situações adversas. A ideia partiu da coordenadora da Juventude, Geovana Albuquerque, que em outubro de 2021 atuou como vereadora na Câmara Municipal. Em seu mandato, ela idealizou diversas propostas voltadas ao público feminino.

"Apresentamos esse projeto em outubro do ano passado. A Prefeitura recebeu e abraçou a causa imediatamente", ressalta Geovana.

A coordenadora destacou a importância da realização periódica dessas aulas. “Algumas cidades promovem atividades ligadas ao público feminino esporadicamente. Entretanto, entendemos a necessidade de realizar de forma contínua. Quando a pessoa realiza um ‘aulão especial’, acaba esquecendo as técnicas aplicadas. Então queremos que haja um cronograma”, explica.

O professor de Defesa Pessoal para Mulheres, Lucas Higa, deu uma introdução básica sobre as técnicas aplicadas. "É um misto de artes marciais. Temos movimentos ligados ao judô, karatê e jiu-jitsu", explica o professor, que enalteceu a iniciativa da Secec. "Obviamente, esperamos que elas não precisem utilizar. No entanto, a capacitação é essencial, até para que se sintam mais seguras."

Bheatriz Almeida, de 18 anos, residente do bairro Vila Margarida, aderiu à proposta e está motivada. “Esse incentivo da Prefeitura é essencial, tanto do ponto de vista cultural como social. Principalmente em um país com altas taxas de violência contra a mulher, como o Brasil.”

A jovem está matriculada nas aulas, no Centro Esportivo Bitaru, e acredita que iniciativas como essa fortalecem a luta contra o desrespeito à mulher. “Nós mulheres nos tornamos alvo de assédio e violência nas ruas, no transporte público e no trabalho. Essa aula é fundamental para trabalharmos reflexo e agilidade, mas, principalmente, sabermos como nos defender. Aos poucos, derrubaremos essa cultura machista.”

Inscrições
As aulas já estão sendo realizadas e as interessadas devem comparecer em um dos equipamentos esportivos que oferecem a modalidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Documentos necessários:
- duas fotos 3x4,
- cópias do RG e CPF
- comprovante de residência,
- preencher ficha cadastral, anamnese e questionário de prontidão para atividade física (os documentos estão disponíveis nos equipamentos esportivos).
Para alunas até 16 anos, é necessário apresentar a declaração escolar. Caso a matriculada tenha menos de 18 anos, deve apresentar cópia do RG do responsável. No caso dos idosos, pessoas com deficiência ou com comorbidades, deve ser apresentado atestado médico.

Confira a lista de equipamentos:

Segunda-feira
- Escola de Esporte Maria dos Remédios (Avenida Getúlio Vagas n°01 - Gonzaguinha), das 7h30 às 8h30

Terça-feira
- Associação de Melhoramentos do Japuí (Praça Álvaro Trevisan S/N), das 16h às 17h

Quinta-feira
- Quadra da Vila São Jorge (Praça Vitória s/n - Voturua), das 7h às 8h

Sexta-feira
- Centro Esportivo Beija-Flor (Rua Polydoro de Oliveira Bittercount N 233 - Vila Margarida), das 10h30 às 11h30

- Centro Esportivo Bitaru (Rua José Gonçalves Paim, 238), das 15h às 16h

Texto: Guilherme Sibilio