Prefeitura e universidades firmam parceria inédita na Baixada para estudo de soluções climáticas

Projeto terá duração de três anos, com oito instituições envolvidas, sendo três delas nacionais

3 curtiram
São Vicente virou a chave e já olha para o futuro vislumbrando melhorias em todas as suas áreas. Para isso, o Município deu mais um importante passo na tarde desta quarta-feira (24), firmando convênio com oito universidades para estudos ligados a mudanças climáticas. A cerimônia realizada no Salão Nobre do Paço Municipal oficializou o projeto, que, na verdade, já perdurava desde abril de 2023, com encontros entre a Administração Municipal e a Universidade de São Paulo (USP).

A parceria trará pesquisas e dados relativos aos comportamentos ambientais, buscando, a partir disso apontar soluções, com um ambicioso projeto de justiça climática.

Com três anos de duração, a iniciativa envolve oito universidades, sendo três delas nacionais e cinco internacionais. A parceria não compromete os cofres públicos, visto que é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"É um projeto que tende a florir e trazer benefícios para todos os lados. Para nós, é uma oportunidade inovadora de apresentar melhorias ao nosso meio ambiente. Para os universitários, é a chance de realizar pesquisas de campo na prática, convivendo com o desafio de apresentar soluções a São Vicente. Muito feliz por essa parceria", ressaltou o prefeito Kayo Amado.

"O objetivo principal é abordar as questões críticas relacionadas às mudanças climáticas e buscar soluções inovadoras para promover a justiça ambiental. A colaboração entre a renomada instituição de ensino superior e a municipalidade destaca a importância da união de esforços entre academia e governo local, buscando enfrentar o desafio das mudanças climáticas", destaca a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa.

O estudo contará com 30 pesquisadores envolvidos. Uma delas é Amanda Cseh, que está ansiosa para 'botar a mão na massa' "É um projeto com muito potencial. Estamos muito felizes em estabelecer essa parceria com a Prefeitura e outras universidades renomadas".

O projeto engloba uma série de iniciativas ambiciosas da Primeira do Brasil com olhar para o futuro. "Estamos trabalhando o hoje, mas, também, o amanhã. São Vicente tem muita coisa a melhorar, mas estamos indo, de pouco em pouco, impactando em todas as áreas. Sugestões e críticas construtivas serão sempre bem-vindas para nossa cidade caminhar para frente", conclui o prefeito Kayo Amado.

Álbum de Fotos