Prefeitura entrega novos radiocomunicadores para GCM, Defesa Civil, Trânsito e SAMU

Profissionais passaram por capacitação sobre o uso do equipamento, que vai melhorar o trabalho e a integração das equipes

Compartilhe!

2 curtiram
Visando qualificar o trabalho das forças de defesa e segurança e, consequentemente, fortalecer a integração entre Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Prefeitura de São Vicente adquiriu radiocomunicadores, com diversas funções. 
 
Na manhã desta sexta-feira (28), os profissionais receberam uma capacitação para manuseio dos equipamentos. Os objetos contam com sistema de geolocalização via GPS, e possibilitam fazer chamadas individuais e em grupo.
 
O contrato foi assinado pelo prefeito Kayo Amado no dia 20 de outubro. “Isso fará com que o Samu de São Vicente seja 100% digital. Os aparelhos também impactarão diretamente no serviço da GCM, pois, atualmente, os agentes utilizam o próprio celular para se comunicar”, declarou o prefeito em suas redes sociais.
 
Kayo Amado também salientou que a aquisição visa tirar o atraso de uma década em apenas dois anos. “Só a critério de exemplo, com este equipamento, finalmente poderemos credenciar o Samu no Ministério da Saúde e, assim, ampliar o recebimento de repasses para custear o serviço”, detalhou. 
 
Ao todo, são 59 aparelhos portáteis, 42 para veículos e nove para motocicletas. Além disso, serão instalados oito computadores para o despacho de ocorrências, sendo quatro desses para o Samu, três para a GCM e um para a Semob.
 
“Os recursos farão com que as instituições possam atuar com mais agilidade e eficácia, já que os rádios possibilitam uma comunicação rápida e objetiva”, explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
 
“Agora conseguiremos saber onde cada viatura está e atender as ocorrências com mais velocidade. Até então, precisávamos ficar ligados no celular. A comunicação era bem mais difícil. Achei uma ótima iniciativa", ressaltou o GCM Gibertone.
 
Essa é mais uma entrega que faz parte de uma série de iniciativas desenvolvidas pela Administração Municipal, a fim de proporcionar mais integração às instituições de defesa e segurança, e condições de trabalho. 
A atual gestão municipal já entregou 10 novas viaturas para a GCM, incorporou 17 novos agentes na Guarda, instalou 30 totens de segurança espalhados pela Cidade, com câmeras 360º e botão do pânico, interligados ao primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história de São Vicente, também inaugurado recentemente, entre outras ações. 
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos