Prefeitura firma acordo com o Airbnb para alavancar turismo na Cidade

Parceria prevê o compartilhamento de informações sobre o mercado no Município a fim de identificar perfil do turista e ajudar em estratégias do setor

1 curtiu
A Prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Turismo (Setur), e o Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, firmaram uma parceria para estimular o turismo e para colaboração na área de inteligência de mercado. O acordo prevê o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no Município.

Os dados incluem informações sobre as características do mercado de locação por temporada por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais. A ferramenta permite, ainda, acesso a dados relacionados ao setor turístico. Essas informações possibilitam identificar tendências e comportamento dos viajantes que poderão apoiar a criação de estratégias e ações de médio e longo prazos para o turismo de São Vicente. A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros.

"O acesso a evidências e dados leva a uma maior confiança na tomada de decisões para que as soluções sejam mais assertivas. As informações que serão compartilhadas pelo Airbnb serão fundamentais para o desenvolvimento do planejamento estratégico da Setur, assim como nos dará um panorama mais claro do perfil do nosso turista, o que ele busca na Cidade, como podemos atender melhor os seus anseios e períodos de maior fluxo”, explicou a secretária de Turismo, Juliana Santana.

Serão compartilhadas informações como: principais origens e destinos dos hóspedes (cidade, estado e país); tempo médio de estada; entre outras.

"Oferecemos a possibilidade de um turismo que valoriza a cultura de forma autêntica e responsável, e que movimenta a economia das cidades, impactando positivamente as comunidades locais", afirma Daniela Teixeira, gerente sênior de relações institucionais e governamentais do Airbnb no Brasil.

Recentemente, um relatório da Oxford Economics mostrou que hóspedes no Airbnb contribuíram com 416 mil empregos e US$ 4,5 bilhões de dólares de renda na América Latina e no Caribe durante 2021, considerando os gastos de hóspedes em diversos segmentos relacionado ao turismo, como comércio e restaurantes locais. Esses números demonstram o potencial do negócio para colaborar com a retomada do turismo, inclusive no Brasil.

“Sem dúvida, isso será proveitoso não só para a Prefeitura, mas especialmente para a iniciativa privada, que é quem lida diretamente com o visitante. Além disso, a parceria com uma plataforma que trabalha com inteligência poderá nos guiar também na condução de políticas públicas para remediar desafios como a sazonalidade, por exemplo. A parceria também contribuirá para que possamos ocupar melhores posições nos indicadores nacionais de turismo", concluiu a secretária.

Sobre a Secretaria de Turismo de São Vicente - A Secretaria de Turismo - SETUR tem por finalidade planejar, coordenar e implementar a Política Municipal de Turismo e as ações de interesse turístico do Município, bem como promover e incentivar o turismo local e regional.

Sobre o Airbnb - O Airbnb é uma comunidade baseada na conexão entre pessoas, que nasceu em 2008, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco, nos Estados Unidos. Desde então, cresceu para 4 milhões de anfitriões, que tiveram mais de 800 milhões de chegadas de hóspedes em cerca de 100 mil cidades em quase todos os países do mundo.  Os anfitriões do Airbnb são pessoas que compartilham seus mundos e fazem com que os hóspedes se sintam conectados e em casa. No Airbnb, acreditamos que anfitriões, hóspedes e as comunidades em que estamos presentes são parceiros que temos a responsabilidade de servir e que, fazendo isso junto com nossos funcionários e investidores, vamos construir uma empresa de sucesso duradouro.

Álbum de Fotos