Prefeitura promove estímulo à criatividade com entrega de kits de papelaria

Pincel, tinta, massinha, argila e giz de cera são alguns dos materiais disponibilizados aos pequenos das unidades escolares

3 curtiram
Na busca por promover uma educação mais completa e estimulante, a Prefeitura de São Vicente deu um passo significativo ao fornecer kits de papelaria abrangentes aos pequenos das unidades escolares de São Vicente, na quinta-feira (24). Nesta sexta-feira (25), uma das contempladas foi a U.E Regina Célia Santos (Centro).

A entrega contém elementos como massinha, argila, durex, giz, pasta, tinta guache e pincéis, e está direcionada aos estudantes das escolas municipais, com o propósito de fortalecer a criatividade e ampliar as vivências nas aulas, especialmente, nas de artes.

O projeto tem como meta principal oferecer aos alunos uma oportunidade de explorarem suas capacidades criativas desde os primórdios. Ao distribuir os kits de papelaria contendo ampla variedade de materiais, a escola, além de proporcionar momentos de expressão individual, cria um ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças.

Com a inclusão de itens como massinha e argila, os educadores da unidade visam aprimorar habilidades motoras e estimular os sentidos táteis dos jovens aprendizes. Além disso, essa abordagem facilita a compreensão dos princípios da forma e da textura de maneira prática e interativa. "A infância me inspira, pois as crianças são alegres e espontâneas. Tento colocar isso no meu trabalho também. Uso as pedrinhas na obra para eles manusearem e realizarem atividades de coordenação motora. Os meus alunos se sentem muito livres com essa liberdade para criar, e eu fico feliz que conseguem sentir as texturas, perceber detalhadamente as cores, as folhas. A entrega do kit é ótima para me ajudar a colocar em prática a matéria" , comenta Maria Cristina de Oliveira Baptista, professora de artes da U.E. Célia Santos.

O uso de materiais como durex, giz e pasta expande os horizontes das possibilidades criativas, permitindo que os alunos explorem uma ampla gama de técnicas e estilos de arte. Dessa forma, as aulas de artes se transformam em um terreno fértil para experimentações e descobertas, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos meios artísticos.

Cecília Costa, uma das alunas da escola. Regina Célia Santos expressou sua empolgação com a entrega dos kits dizendo: "Gostei muito dessa experiência. Adoro ganhar presente. Parece até que estou no meu aniversário. Vou pedir bastante coisa e dividir com meus amigos também. Eu gostei muito da argila, a sensação de apertar é gostosa, nunca tinha visto antes".

A inclusão de tinta guache e pincéis no kit de papelaria oferece aos alunos a chance de trabalhar com cores e texturas de maneira ainda mais imersiva. Através da pintura, as crianças não apenas se divertem, mas também aprendem a comunicar pensamentos e emoções de maneira visualmente impactante, desenvolvendo habilidades de observação e expressão.

Priscilla Perales, assistente de direção da unidade, compartilhou sua visão sobre a iniciativa ''A entrega do kit vem para agregar nosso trabalho. Atualmente dentro do nosso atelier de arte com a professora Maria Cristina, nós desenvolvemos um trabalho de excelência e inspirador. Acredito que esse material será enriquecedor, tanto para a professora quanto para os alunos" .

A entrega dos kits de papelaria representa um investimento no crescimento pessoal e acadêmico dos alunos. Ao fomentar a criatividade desde cedo, a escola está cultivando mentes curiosas e preparando seus estudantes para um futuro repleto de possibilidades artísticas e educacionais.

Por Cendy Domingues

Álbum de Fotos