Prefeituras de São Vicente e Praia Grande se unem para planejamento de ações no Rio Piaçabuçu

Visita técnica ao local contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Civil Ambiental (GCM) das duas cidades

7 curtiram
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar (Semam) e a Guarda Civil Ambiental (GCM) de São Vicente, em conjunto com a Semam e a GCM de Praia Grande, realizaram uma parceria em prol da preservação do Rio Piaçabuçu.

Durante a visita técnica, foi debatido sobre ações, mecanismos de gestão ambiental e atuação da fiscalização, no local, para a proteção do meio ambiente.

A união entre as duas cidades é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do local, pois a região tem grande potencial para o turismo sustentável e a contemplação da natureza.
O Rio Piaçabuçu nasce na cidade de Praia Grande e faz divisa com o município de São Vicente até desaguar no Mar Pequeno.

Importância do Rio Piaçubu - O Piaçabuçu possui um fator fundamental no processo de ocupação de Praia Grande pela sua localização geográfica entre a Vila de São Vicente e a Vila de Itanhaém.

No início do século XIX, a população de Praia Grande se dedicava à criação de gado, ao cultivo de cana-de-açúcar, milho, tomate, pimenta, batata doce, arroz, feijão, mandioca, chuchu, morango, abacaxi, laranja e café e à produção de madeira (por meio do corte de árvores), chapéus de palha, aguardente e farinha.

Os sítios em sua maioria estavam estabelecidos ao longo do Piaçabuçu e a produção era escoada às Vilas de Santos e São Vicente através da navegação do rio.

Havia muitos portos ao longo do seu curso, como o Porto do Piaçabuçu (no atual bairro de Caieiras, o Porto do Campo (atual Portinho, no Intermares) e os Portos do Tumiarú e das Naus (em São Vicente). Atualmente apenas o Portinho permanece em atividade.

Por Isabella Paschoal

Álbum de Fotos