PROCOR leva muito mais cores ao Espaço Multicultural

Projeto contribui para que ações antirracistas sejam aplicadas dentro do eixo Educacional e em toda a sociedade

2 curtiram

No mês que celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Orientação Pedagógica e sob a responsabilidade da coordenadora do projeto Patrícia Ramos, lançou na noite de quarta-feira (26) o programa voltado a ações antirracistas, a serem aplicadas dentro do eixo educacional e em toda a sociedade.
O Programa Somos Muito Mais Cores São Vicente (PROCOR) abrange toda a comunidade escolar, mas também contempla os servidores municipais, tendo como foco, por meio da educação, informação e conhecimento, resgatar a importância da história e cultura da população negra e indígena, bem como questões acerca da ancestralidade.
Em uma noite marcante para o Município, o Espaço Multicultural ganhou mais cores durante a abertura, com as telas do artista plástico, Adriano Dicart, e um ‘show’ de musicalidade com instrumentos afro-indígena do músico e compositor Gabriel Negreiros. Ao longo do evento, que contou com aproximadamente 70 participantes, convidados e inscritos, houve um momento de troca de experiências, em que o público compartilhou depoimentos emocionantes, que foram destaque do encontro.
Um deles, foi da servidora da Secretaria de Educação, Verônica dos Santos, que pontuou o preconceito racial vivido por ela mesma e membros familiares no decorrer de sua vida.

“O negro tem mecanismos de proteção, né? Então, o meu pai sempre falou ‘eu quero que os meus filhos tenham a oportunidade que eu não tive’. Ele estudou até a 5ª série, a minha mãe até a 2ª. Só que a minha mãe era branca e, quando saíamos junto da minha tia, que era negra, eles falavam ‘aqueles pretinhos é da preta. E, aqueles branquinhos, é da branca’, porque os filhos da minha tia eram brancos. Isso eu tinha 5 anos. Mas, a minha mãe me criou para ser forte, e ela sempre reforçava isso falando ‘você não tem que abaixar a cabeça, você é uma guerreira”.
Por meio de vídeos e uma apresentação que reuniu informações que sensibilizaram sobre o  tema de equidade racial, a advogada Alessandra Franco trouxe dados relevantes, como a expressiva estimativa da porcentagem dos estudantes da Cidade de São Vicente, majoritaramente, serem negros.

Alessandra Franco - Bacharel em Direito e Mestre em Políticas Públicas, é pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça e atualmente exerce o cargo de Secretária de Planejamento e Finanças na Câmara Municipal de Santos.

Gabriel Negreiros - Músico, percussionista e atelierista cuja jornada musical se iniciou com 17 anos de idade.

Adriano Dicart - Artista plástico, tatuador, muralista, escultor e músico, o artista integra técnicas do cubismo e surrealismo em suas obras.

Por - Andressa Sgarbi

Álbum de Fotos