Professores e funcionários de unidade escolar participam de ação de autoconhecimento no retorno às aulas, em São Vicente

Prática “Cuidando de mim” será na segunda-feira (25), na EMEIEF Regina Célia do Santos, com a terapeuta Carla Palamone

1 curtiu
Na retomada das aulas após o recesso escolar, professores, funcionários e equipe gestora da EMEIEF Regina Célia dos Santos (Centro) participam nessa segunda-feira (25) da prática “Cuidando de mim”, promovida pela terapeuta Carla Palamone.

Realizada em dois períodos (7h30 e 15h30), a ação visa a busca pelo autoconhecimento por meio da meditação, domínio sobre técnicas de relaxamento e cuidados com a saúde física e mental.

A sessão integra as atividades de replanejamento escolar da unidade. “Diante de uma profissão que carrega uma tensão cotidiana por lidar com diferentes pessoas, há a necessidade de abordar a importância do autocuidado, porque para cuidar do outro, como faz o professor diariamente, é preciso cuidar de si”, salienta Carla, completando que, culturalmente, o ser humano traz como princípio “deixar-se para depois”, sob a preocupação de ser rotulado de egoísta. “Isso é um erro. Ser sua prioridade deveria ser a prioridade de todo mundo, pois é preciso estar bem consigo para poder ajudar o próximo, em especial quando essa pessoa depende de você”. Assim, destaca a terapeuta, corpo e mente devem estar saudáveis.

Buscando atingir esse equilíbrio, serão abordadas questões como ansiedade, estresse e o “piloto-automático” - situações que provocam reações de arrependimentos. Essa mudança, explica ela, depende da prática diária, trabalhando a respiração, a reflexão e a percepção sobre as próprias atitudes.

No total, serão cerca de 30 minutos entre conversa, meditação e exercícios de relaxamento.

A diretora da unidade, Cristiane Prado, fez o convite à terapeuta diante da realidade do “novo normal” provocado pela Covid-19. “É o momento de se orientar para uma realidade diferente que passamos a viver, pois muitas pessoas voltaram fragilizadas após o período mais crítico de uma pandemia que ainda não acabou”, ressaltou a diretora.

Para Cristiane, o isolamento social foi um divisor, que provocou um abalo emocional. “As pessoas não voltaram no mesmo ritmo, porque a vida mudou e temos que nos adaptar. O vírus ainda está circulando e aquela proximidade que tínhamos antes, com abraços e apertos de mão, não retornou”, apontou.

Currículo - Carla Palamone tem 51 anos, é certificada pela Associação Brasileira dos Terapeutas e pós-graduanda em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, pela PUC-PR. É, também, terapeuta de Biomagnetismo Médico e facilitadora de Barras de Access, pela Escola Americana de Expansão de Consciência.

Por Renato Pirauá