Profissionais da saúde recebem treinamento sobre teste rápido de HIV e Sífilis

Atividade foi realizada nesta quinta-feira (29) na faculdade UNIBR

1 curtiu
O Programa Municipal de IST/Aids de São Vicente realizou nesta quinta-feira (29) uma Capacitação Regional de Teste Rápido de HIV e Sífilis para auxiliares de enfermagem e enfermeiros da Atenção Primária de Saúde, da Maternidade Municipal e da Rede de Urgência e Emergência.

O encontro contou ainda com a presença de profissionais de Cubatão, e com a parceria do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXV. Cerca de 30 trabalhadores da saúde participaram da ação.

O objetivo é ampliar o número de profissionais de saúde habilitados a realizar testes rápidos de HIV e sífilis para aumentar o diagnóstico precoce dessas infecções e auxiliar na cobertura do pré-natal da rede.

O treinamento foi dividido em duas partes. No período da manhã aconteceram palestras e debates voltados à área teórica, como aconselhamento, revelação diagnóstica e procedimentos padrões administrativos.

A ação foi coordenada por quatro multiplicadores de São Vicente, dois do GVE de Santos e um de Itanhaém.

Paula Jayme de Araújo, coordenadora do Programa de IST/Aids de SV, foi uma das palestrantes e ajudantes na explicação sobre a finalidade e execução dos testes. “Com essa iniciativa conseguimos aproximar os profissionais da nossa rede de saúde do Município, e transmitir um pouco da nossa experiência para eles. Esses testes possibilitam ao paciente, em menos de trinta minutos, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação, podendo iniciar o tratamento para a doença”.

A enfermeira Raquel Salgado Guimarães, 38 anos, que já atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) há sete anos, estava animada e confiante com o treinamento. “É bacana demais, todo conhecimento é enriquecedor tanto para nossa trajetória profissional, quanto pessoal. É uma experiência que vamos ter para o resto de nossas vidas. Uma vez que sou habilitada para realizar esses tipos de testes nos munícipes, consigo ajudar no caminho até o diagnóstico sempre que for preciso”.

Por volta das 15h, começaram as atividades práticas, onde os auxiliares de enfermagem e enfermeiros foram divididos em três grupos, com dez pessoas cada. Os alunos receberam explicação e assistiram a uma apresentação sobre como manusear e executar cada teste (dois de HIV e dois de sífilis), que demoram em média de 10 a 20 minutos para terem o resultado finalizado.

Ao final do treinamento, os alunos receberam certificados e jalecos personalizados. “Com esses diplomas, os agentes conseguem atuar em qualquer município da região, pois é um curso reconhecido pelo Governo do Estado. Ninguém pode executar um teste rápido sem receber essa capacitação. Então, além da vantagem do aprendizado, ainda abre novas oportunidades em outros locais”, disse a enfermeira e uma das coordenadoras da ação, Luciana Lage Lourenço Anselmo.

Por Emerson Nascimento

Álbum de Fotos