Profissionais de saúde realizam 3ª Avaliação de Densidade Larvária do ano

Mais de 3.500 imóveis serão vistoriados pela equipe da UVZ

Compartilhe!

2 curtiram
Com o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas dos mosquitos do gênero Aedes, que são vetores das arboviroses dengue, chikungunya, zika, entre outras enfermidades, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente promove, a partir de segunda-feira (3), a 3ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Na ação, os agentes de combate às endemias (ACE's) realizam a vistoria e coleta de amostras em mais de 3.500 imóveis dos bairros de São Vicente.
 
Esses locais são escolhidos de forma aleatória, seguindo o sistema da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo (CCD-SP). 
 
Durante todo mês de julho, 25 agentes de combate às endemias (ACE), divididos em cinco equipes, vão realizar as avaliações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h. 
 
O trabalho dos ACE’s segue a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde. 
 
Como a amostragem pode indicar um imóvel que já foi visitado recentemente, a Sesau solicita a compreensão da população. Vale destacar também que todos os agentes estarão uniformizados e possuem crachá de identificação. Caso algum munícipe queira confirmar a presença dos ACE’s no bairro, basta ligar para o número 0800 77 100 37.
 
A colaboração dos vicentinos é fundamental, abrindo a porta para os agentes da UVZ realizarem as vistorias.
 
Atividade de orientação - Pensando em como contribuir com a maior aderência dos munícipes, agentes de combate às endemias realizaram nos dias 28 e 29 de junho,  uma atividade de orientação e conscientização sobre a ADL em algumas regiões da Cidade, como na área dos comércios do Centro, nas Avenida José Singer, no Humaitá, Avenida Ulisses Guimarães, no Rio Branco, e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF).
 
Por Emerson Nascimento