Programa Saúde nas Escolas contempla mais de 400 alunos na rede municipal de ensino

Ação visa conscientizar estudantes sobre a importância dos métodos preventivos à dengue

Compartilhe!

Curtir
Atualização vacinal, exames oftalmológicos e músicas lúdicas para ajudar as crianças a entenderem a importância do combate à dengue. Essas foram algumas das atividades do Programa ‘Saúde nas Escolas’ neste mês de abril em São Vicente. A iniciativa é da Prefeitura, por meio de parceria entre as secretarias da Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc). 
 
O programa contemplou 428 alunos da Rede Municipal de Ensino, com ações nas Unidades Educacionais (UEs) Carlos Caldeira e Padre José de Anchieta, além da Creche Municipal Tancredo Neves.   
 
Na UE Carlos Caldeira, o ponto de partida foi a importância dos cuidados com a saúde bucal, coordenada pela dentista Cristiane Galvão Ribeiro, que a princípio orientou em um macro modelo odontológico sobre a maneira correta de realizar a escovação. Em seguida foi realizada uma atividade prática com a distribuição de kits de higiene bucal para as crianças escovarem os dentes e serem analisadas individualmente. 
 
Posteriormente, foram realizadas atividades relacionadas à alimentação saudável e desenvolvimento infantil. Esses tópicos foram aplicados pela nutricionista Naiza Cardoso, acompanhada do psicólogo Natan Medeiros e da fonoaudióloga Ana Paula, que, através desses assuntos, observaram o comportamento, a  memória, atenção, e se as crianças estão se alimentando de maneira correta. 
 
Por se tratar de uma ação multidisciplinar, foram realizados testes oftalmológicos dos dois olhos, para avaliação do alcance focal individual de cada um dos estudantes. Os exames foram realizados pela médica Claudia Bitar, que orientou de maneira dinâmica com placas e letras relacionadas à apresentação do quadro. 
 
Além disso, equipes de Informação, Educação em Saúde (IEC) da coordenação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) fizeram a apresentação de um teatro de fantoches que explicava como a dengue surge, quais as consequências e métodos de prevenção e diminuição da proliferação. Tudo isso acompanhado da música ‘Xô xô dengue, dengue xô xô’ para auxiliar as crianças a entenderem a importância desses atos. 
 
Por fim, os alunos ainda tiveram a oportunidade de atualizar o calendário vacinal com os imunizantes contra a influenza (gripe) e covid-19.
 
“A iniciativa é muito boa, principalmente porque como muitos pais trabalham fora mas estão aqui todo dia na escola, Já é uma oportunidade de mantermos o calendário vacinal em dia", declara Stephany Luiza, mãe de Laura, de 5 anos. 
 
A secretária da Saúde, Michelle Santos, enfatizou a importância da iniciativa: “É uma excelente oportunidade de educar as nossas crianças quanto aos diversos assuntos que foram abordados na atividade. Realizando esse trabalho desde a primeira infância, conscientizamos futuros cidadãos e consequentemente atingimos também os pais e familiares dessa criança, que vai repassar o que aprendeu aqui”.
 
Por Alanis Ribeiro e Guilherme Gebara

Álbum de Fotos