Projeto premiado da Sesau participa da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

'Resgate da identidade: tempo-espaço à promoção da saúde' foi exposto diante de 535 propostas de todo Brasil

2 curtiram
Reconhecimento e notoriedade são duas características que o projeto 'Resgate da identidade: tempo-espaço à promoção da saúde', desenvolvido na UBS/ESF Vila Ponte Nova/Quarentenário, está conquistando. Após ser premiado pelo Estado de São Paulo em março deste ano e trazer para Cidade o 12º Prêmio David Capistrano, nesta semana os representantes do projeto foram até a ‘18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS’, realizada em Goiânia, para apresentar a iniciativa para pessoas de diversas regiões do país.

O evento do XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foi realizado entre os dias 16 e 19 de julho, com 535 experiências sendo expostas e apresentadas. A secretária de Saúde, Michelle Santos, a chefe de gabinete, Marion Botteon, e a idealizadora do projeto, Aline Bernardes, foram as representantes da Primeira Cidade do Brasil no congresso.

Aline Bernardes foi quem apresentou as atividades desenvolvidas pela ação na unidade de saúde. Alegre e realizada, ela conta que foi um prazer enorme estar representando o Município, pois além de expor o projeto, ainda pode aprender novos ensinamentos com as demais experiências expostas.

“Nós conseguimos levar o nome da nossa Cidade para que mais pessoas, de outros cantos do país pudessem ouvir e conhecer nosso trabalho. Foi gratificante ver a reação das pessoas quando destacamos a mobilização que fazemos com a população, do movimento do corpo físico e alma, mas, principalmente, a mobilização social buscando entender quais são os fatores de saúde que interferem tanto na vida deles e quais pontos podemos ajudá-los”, destaca.

Presente no evento, emocionada e orgulhosa do trabalho desenvolvido, a secretária de Saúde, Michelle Santos, estava grata e feliz por ter uma servidora como Aline na sua equipe de profissionais, pois são trabalhadores como ela que fazem a diferença para o atendimento de qualidade aos munícipes.

“Foi lindo o momento de apresentação do nosso trabalho. Parabenizo a Aline e os demais profissionais da unidade pela sensibilidade e comprometimento com os vicentinos. Estar aqui, juntamente com pessoas de todo Brasil, espalhando nossa linguagem de amor e dedicação à saúde pública é gratificante e realizador, mostra que estamos no caminho certo para a mudança”, relata a secretária.

O projeto - É realizado na ESF Quarentenário/Ponte Nova, na Área Continental, e busca gerar oportunidades de tempo-espaço para o cuidado à saúde, a partir de atividades coletivas envolvendo convivência e práticas corporais, a fim de melhorar as condições de vida da população e reafirmar a identidade da unidade.

O grupo teve início em janeiro de 2022, atingindo gradualmente a adesão da população. A média anual de participantes é de 35 pessoas, composta, majoritariamente, por mulheres adultas e idosas, que sofrem de condições crônicas de saúde.

As atividades que constituem o projeto são coletivas e abertas, realizadas quatro vezes por semana, com duração de uma hora. As ações são focadas em estimular a funcionalidade, saúde e expressão corporal. Também está incluído um momento para o estímulo do exercício da cidadania e de educação em saúde. Conforme as temáticas das campanhas mensais da pasta e das datas festivas anuais, são organizadas apresentações artísticas à comunidade.

Outras ações são realizadas no projeto, como a horta comunitária e terapêutica, artesanato com pintura e crochê, aula de boxe, rodas de conversa com psicólogo,  passeios, teatro, alfabetização e escrita poética.

A Sesau conseguiu estabelecer o estreitamento de vínculos entre profissionais e usuários, além de estimular a responsabilização, autonomia, protagonismo e produção de cuidado.

Em 2023, na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, com reconhecimento no 36º Congresso de Secretários do Estado de São Paulo, a Sesau saiu vitoriosa no 12º Prêmio David Capistrano.

Por Emerson Nascimento

Álbum de Fotos