Quase 3 mil alunos voltam para escola com programa inédito de busca ativa, em São Vicente

Em parceria com UNICEF, Seduc realiza mapeamento de alunos evadidos

3 curtiram

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Em feito inédito, a Prefeitura de São Vicente aderiu ao programa “Busca Ativa Escolar”, em parceria com o órgão, com o objetivo de reduzir esse número.

Para a Secretária de Planejamento e Governança (Seplag)  e articuladora com a UNICEF, Talita Corrêa, “o trabalho de garantir a matrícula e permanência das crianças nas escolas é muito desafiador, diante das diversas vulnerabilidades que permeiam a realidade de muitas crianças e famílias. Porém, o comprometimento das equipes e a construção de um trabalho por meio de uma “rede de proteção” têm sido determinantes para resultados já alcançados”, destaca.

O secretário adjunto da Seplag, Thiago Gimenes Diogo, explica sobre a importância do programa. “É uma plataforma que a UNICEF cede aos Municípios. Após a adesão do prefeito, a Seduc iniciou, em 2021, os trabalhos de mapeamento das crianças e adolescentes que não estão comparecendo nas escolas. Nesse momento, estamos estendendo o programa para trabalhar em rede com outras secretarias, que são as de Desenvolvimento Social (Sedes) e a de Saúde (Sesau)”.

Este ano foi constatado que 3257 mil alunos estavam evadidos das escolas. Com o programa, 2981 retornaram às salas de aula.

Para a professora Vandilma Galindo, que atua na diretoria pedagógica da Seduc, “o trabalho de busca ativa sempre existiu no contexto escolar, mas a evasão se agravou de forma considerável. A pandemia chegou e, assim, trouxe uma realidade assustadora. Se antes era problema, pós pandemia se tornou algo maior, pois os alunos estão tendo dificuldades de retornar à escola”, ressalta.

Ainda de acordo com a professora, a busca ativa passou a agregar valores e monitorar esse aluno durante toda a trajetória escolar. “É um trabalho de formiguinha, porque as pessoas vão se conscientizando da importância de garantir o direito da criança, à permanência e o sucesso escolar, que é isso que a busca ativa está trazendo”.

O trabalho de cruzamento de dados envolve três Diretorias da Seduc: a Diretoria Pedagógica (DIPED),  a Diretoria de Gestão e Orientação Escolar (DIGOE) e a Diretoria de Convênios e Parcerias (DICONP).

*Integra São Vicente* – Vandilma ressalta que o programa de busca ativa é um fato histórico. “É assim que vamos avançar. Durante esse trabalho, as equipes da Seduc elaboram estratégias para avançar no processo, por isso, não poderia deixar de mencionar o programa “Integra São Vicente”, que trouxe o articulador que está fazendo um trabalho maravilhoso. Ele faz a ponte da escola com a família.”

A coordenadora pedagógica do DICONP, Katia Silva Valente, conta que o “Integra São Vicente” é uma iniciativa de jornada ampliada que iniciou em 2022. Hoje o programa está presente em 40 unidades escolares, garantindo para 4 mil alunos da rede, no mínimo, sete horas diárias de permanência nas escolas. “Os articuladores têm um papel muito importante nas unidades, pois, além do acompanhamento e orientação pedagógica da jornada ampliada, eles são responsáveis pela busca ativa de todos os alunos ausentes."

*Reunião* – A primeira reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Margarida, e contou com a presença de representantes das secretarias de Planejamento e Governança (Seplag), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Sesau) e Educação (Seduc). A equipe pretende, até o fim do ano, reunir-se em todos os CRAS do Município.

Por Carmen Doria

Álbum de Fotos