Reconstruir no Presente, Construir no Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver

O evento reuniu mais de 140 jovens e adolescentes

1 curtiu
Aconteceu na manhã desta terça-feira (26) a 4ª Conferência Municipal da Juventude de São Vicente, no Ginásio Poliesportivo Dondinho, com o objetivo de promover a participação ativa dos jovens do Município na formulação de políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e da Supervisão de Políticas de Juventude, foi responsável pela realização do evento, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude (CMJ).

A programação contou, na abertura, com as falas das autoridades presentes, tais como o prefeito Kayo Amado, Geovana Albuquerque, supervisora da Juventude de São Vicente, e demais secretários de Cidadania e Direitos Humanos (Sedhc) e de Esporte e Lazer (Sespor).
"Tudo começa em momentos como esse. Onde vocês poderiam estar em qualquer outro lugar, em qualquer outro rolê, e de repente estão aqui e descobrem que vocês têm voz, direito de se posicionar e que tem alguém para ouvir. Nós estamos aqui para aprender com vocês. O que querem e pensam para a Cidade? Quem ouve mais, erra menos." disse Kayo Amado, prefeito de São Vicente.

Em seguida, a programação contou com a apresentação do Grupo de Dança Zulmira, composto por alunos da escola estadual Zulmira de Almeida Lambert e um rap do artista Brunão Ment’Sagaz.

O evento simbolizou um momento importante no avanço, não somente da construção das políticas públicas, mas, principalmente, no incentivo ao protagonismo juvenil de pluralidade e diversidade de ideias, como afirma a presidente do Conselho da Juventude, Paloma Melo. "Para essa conferência, nós pensamos justamente nessa diversidade e pluralidade da juventude. Tudo o que aconteceu hoje no evento foi uma representação daquilo que a gente vem dialogando, sobre o lugar de fala, no sentido real. Que eles possam falar sobre eles mesmos e que sejam protagonistas."

Com o tema proposto pela Secretaria Nacional da Juventude, durante a realização da conferência foram formados grupos de trabalho para discutir os eixos do Estatuto da Juventude e sobre a construção do Sistema Nacional da Juventude, dentre eles: Do Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Do Direito à Educação; Do Direito à Diversidade e à Igualdade;  Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão, entre outros.

Uma das principais atrações do encontro foi o rapper vicentino ativista da juventude, Brunão Ment’Sagaz, que instigou a animação da galera com sua música. O tema da letra que levou à reflexão não poderia ser outro: "Imagine a educação salvando do crime!".

Brunão entrou no  hip-hop pela causa social, com o  objetivo de levar aos jovens e adolescentes letras motivacionais e positivas. "É muito importante encontros como esse, para que nossos jovens possam trocar conhecimento. É a  partir dessas conexões que começam as correntes solidárias e projetos sociais que impactam diretamente nas comunidades. A Juventude tem um papel muito importante nessa transformação social que tanto almejamos."

O jovem Jean Lucas, de 17 anos, do Instituto Adesaf sonha em seguir a carreira militar e participou pela primeira vez da Conferência da Juventude. Ele não escondeu sua empolgação com o propósito do evento, com a  construção das políticas públicas e, principalmente, com o incentivo ao protagonismo juvenil. "Estou muito empolgado para discutir as ideias com a galera. Nós jovens somos o futuro, se a gente não acordar pra vida, vamos deixar que outras pessoas tomem o nosso lugar e o nosso direito. Temos que nos interessar pelas coisas. É o nosso futuro e o presente.” declarou.

Ao final do evento, as propostas dos grupos de trabalho foram votadas e enviadas para a Secretaria Nacional. Também foram eleitos quatro delegados(as) para participação na Conferência Estadual de Juventude.

"A conferência é um momento super importante para discutir as políticas públicas e o melhor disso é conduzir a juventude para falar sobre suas próprias demandas e ajudar a construir uma cidade melhor para eles." ressaltou Geovana Albuquerque, supervisora da Juventude de São Vicente.

São Vicente se enquadra na categoria que pode eleger até quatro delegados para participação com fala e voto na Conferência Estadual de Juventude. Os jovens interessados se colocaram à frente do palco e tiveram 30 segundos para se apresentar brevemente para a plenária. Os candidatos foram: Emmily Vitória, Giovanni Henrique Batista, Jean Lucas Santana, Ester Nascimento, Vitória Tainá Oliveira, Rogério (Jovem Indígena), Pedro Henrique Semendri, Isabelly Nicolly Rodrigues e Raiza Mello.

A votação foi através de voto individual e aberto e os delegados eleitos foram Ester Nascimento com 17 votos, Isabelly Nicolly com 15 votos, Emilly Vitória com 8 votos e Giovanni Henrique com 7 votos.

No encerramento foi feito o convite a todos os presentes a participarem da 2ª Conferência Regional da Juventude de Praia Grande, prevista para acontecer no dia 29 de Setembro de 2023 das 08h às 13h, no endereço Rua José Borges Neto, 50 - Bairro Mirim.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos