Representantes de SV nos Jogos da Melhor Idade são homenageados na Prefeitura

Prefeito Kayo Amado recebeu os atletas na tarde desta terça (7), no Salão Nobre

2 curtiram
Mais de 20 ‘campeões’ que representaram a Primeira Cidade do Brasil na 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) foram homenageados na tarde desta terça-feira (7). O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, recebeu os participantes no Salão Nobre da Prefeitura, ao lado da vice, Sandra Conti, e do subsecretário de Esportes, Wagner Paraguay.

Orgulhoso pelo desempenho dos atletas, Amado destacou a importância da prática esportiva, e declarou que quer ver mais ‘rostos vicentinos’ na competição do ano que vem. "Estamos com os braços abertos para receber novos talentos e acolher da melhor forma. O esporte é para todas as idades", salientou o prefeito, que também fez menção às pessoas que perderam a vida devido à pandemia. "Muitos, infelizmente, não estão mais entre nós. E nossa Cidade competiu e vai competir, também, por eles".

Ao final do encontro, o prefeito entregou uma lembrança aos atletas.

Também presente no evento desta terça-feira, Wagner Paraguay parabenizou os esportistas. “Passamos por um período difícil. Em meio à pandemia, vocês fizeram de tudo para se reinventar e orgulhar a Cidade. Podem ter certeza de que vocês representaram, e muito, nossa amada São Vicente”.

No total, São Vicente contou com a participação de 27 integrantes nos Jomi, divididos entre seis modalidades: vôlei adaptado, atletismo, malha, tênis de mesa, bocha e xadrez. O Município foi medalha de bronze na malha. Na confraternização desta terça-feira (7), 21 deles marcaram presença.

Uma das representantes da Primeira do Brasil foi a Maria Lúcia de Jesus Gomes, de 59 anos, que competiu no atletismo. A moradora do bairro Vila São Jorge, única concorrente da Baixada Santista em pedestrianismo, por pouco não trouxe uma medalha, terminando em quarto lugar. Embora o pódio não tenha sido alcançado, ela já se considera uma campeã. “Estou fazendo um tratamento no pulmão, pois estou com uma broncopneumonia forte. Passei dois anos sem competir e voltei em janeiro deste ano, justamente para disputar os Jomi por São Vicente, pois era meu sonho. Estou muito feliz”, festejou.

O esporte é uma das vocações de Maria Lúcia há 32 anos, que também é manicure e cabelereira. Em 1994, a vicentina atingiu o ápice de sua carreira, sendo a segunda melhor representante da Baixada na São Silvestre, maior prova de pedestrianismo do Brasil,  e 79ª no geral. “Correr é a minha vida, me faz muito bem”, completa.

Jomi -  Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o torneio reúne participantes de 60 anos ou mais. Nesta edição, Praia Grande sediou os jogos, que  foram realizados de 17 a 22 de maio, contando com 2.500 participantes divididos entre atletas, comissões técnicas e dirigentes de 24 municípios.

Os jogos buscam favorecer  o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios do Estado buscando os esportistas e equipes em cada uma das regiões esportivas de São Paulo, visando sua participação na Final Estadual.

Texto: Guilherme Sibilio
Fotos: Tadeu Filho