Resposta ao IBGE é fundamental para direcionamento de políticas públicas ao Município

Alto índice de recusa pode prejudicar Cidade no repasse de políticas públicas federais e estaduais; moradores devem telefonar para número 137

Compartilhe!

3 curtiram
São Vicente segue o apelo para que a população responda ao Censo Demográfico 2022. Os agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrem diariamente os bairros, visando diminuir o alto índice de recusa no Município, que pode refletir negativamente no direcionamento de políticas públicas e na disponibilização de recursos federais e estaduais.

“O IBGE é o maior provedor de dados e estatísticas da população e do território brasileiro. Quando o cidadão deixa de responder à pesquisa, os dados ficam mais distantes da realidade. As cidades, o Estado e o Governo Federal se pautam muito nessas informações produzidas pelo instituto para formular as políticas públicas, entendendo quais medidas serão mais assertivas. Quando deixamos de responder, podemos comprometer isso”, ressalta a secretária de Planejamento e Governança (Seplag), Talita Correa. 
 
A secretária da Fazenda (Sefaz), Marianne da Costa Antunes, explica que o número de habitantes pode impactar diretamente na distribuição de verbas. “As recusas podem acarretar em números alheios à realidade. Se o total de habitantes é menor, consequentemente as necessidades também, resultando em menos recurso para despesas gerais, educação, saúde, assistência social e outras áreas”. 
 
A fim de aproximar os números da realidade, a Prefeitura tem promovido uma série de divulgações para estimular os vicentinos a responderem ao censo, espalhando faixas e cartazes e fortalecendo a importância da pesquisa no site oficial e também nas redes sociais. 
 
Segundo o IBGE, a média nacional de recusa é de 2,82%. O Estado de São Paulo lidera esse ranking: 5,42% dos entrevistados disseram "não" para os recenseadores. Em São Vicente, este índice é de 6,9%.
 
Os bairros com mais recusas são: Centro, Boa Vista, Gonzaguinha, Bitarú, Vila Margarida e Japuí.
 
Na segunda-feira (6), a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom) lançou no Facebook e no Instagram um vídeo das secretárias Talita e Marianne, reiterando as explicações do porquê a recusa à pesquisa pode ser tão prejudicial. 
 
Confira: 
Facebook: https://www.facebook.com/SaoVicenteOficial/videos/1347265342772526/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB 
Instagram: https://www.instagram.com/reel/CoXvoNxg2wh/?igshid=Yzg5MTU1MDY=
 
Disque-Censo 137
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e pode ser feita por telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30.

Álbum de Fotos