São Vicente conscientiza milhares no ´Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue´

Iniciativa contou com mutirão na praia, stand de informações e orientações em feiras livres

1 curtiu
Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), mobilizou cerca de 40 agentes de combate às endemias (ACE) nas ações do ‘Dia D’, conscientizando e levando informações importantes de cuidados e métodos preventivos.

No mutirão, os agentes partiram da praça Tom Jobim e seguiram pelo calçadão e faixa de areia até o teleférico da Praia do Itararé, abordando cerca de 840 munícipes. Um deles foi Diego Silva Monteiro, que se surpreendeu com uma informação: “Teve um detalhe que os agentes me passaram que é colocar detergente naquela caixa que pinga água atrás da geladeira. Eu realmente não sabia. Foi uma dica muito útil. Vou passar a fazer isso”.

A moradora Suayze Oliveira acompanhou a ação na Orla do Gonzaguinha. Ela conta que, após ter contraído a dengue, passou a adotar mais métodos preventivos. “Comecei a tomar mais cuidado, porque até semana passada eu estava com dengue. O maior cuidado que passei a ter foi no local onde trabalho, que é um barracão de uma escola de samba. Na minha casa, depois das orientações, vou ficar mais atenta aos vasos de planta, o cloro que deve ser usado e o sal nos ralos”.

Na outra ação, o stand na Praça Barão do Rio Branco orientou mais de 230 munícipes com maquetes ressaltando os cuidados e frascos com produtos que combatem o Aedes aegypti. O prefeito Kayo Amado marcou presença e parabenizou os agentes da saúde. “Viemos até a praça e acabei de ter uma super aula sobre combate à dengue e sobre a identificação de onde as larvas podem se proliferar. A grande chave para gente entender isso tudo é que o problema está sempre dentro da nossa casa, e não na do vizinho. O ‘x’ da questão é que, se cada um olhar para dentro da sua residência em primeiro lugar, conseguiremos combater o mosquito. Porque são nos detalhes que a dengue se forma. É naquele detalhe de não olhar atrás da geladeira, naquele detalhe de deixar um vaso com prato embaixo acumulando água. São nesses detalhes que a gente acaba perdendo para essa doença. Então, precisamos nos precaver olhando para dentro de casa. Para isso, é muito importante que os munícipes recebam os nossos agentes que estão pelas ruas. Vim aqui pensando que sabia tudo e, agora sim, tenho a certeza que sei sobre o assunto, depois dessa aula que recebi. Quando chegar em casa, vou falar com a Thay para ver se tem algo irregular”.

O Dia D ainda contou com ações nas feiras livres da Rua Alexandria - Vila Margarida, com mais 350 vicentinos orientados, e na Rua Brasília - Jardim Irmã Dolores, informando mais de 700 munícipes.

“Quero dar parabéns a todos os agentes de combate às endemias, supervisores e ao coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) por fazer esse dia tão importante acontecer. É como sempre falo: só com trabalho em conjunto com a população será possível combater esse mosquito”, comentou Michelle Santos, secretária da Saúde.?

Álbum de Fotos