São Vicente é selecionada para integrar a rede Mercocidades e fortalecer integração regional

Conquista impulsiona iniciativas da Prefeitura para obter apoio em projetos futuros

3 curtiram
Em um marco significativo, São Vicente foi selecionada para participar do 'Mercocidades'. Esta rede, composta por governos locais de toda a América do Sul, tem um compromisso sólido com a integração regional e o desenvolvimento das cidades que a compõem. O objetivo da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) é obter apoio a projetos de integração regional para a Cidade.

O Mercocidades desempenha um papel crucial na promoção da identidade regional e no fomento ao bem-estar das populações sul-americanas. A missão da rede é clara: fortalecer a colaboração entre as cidades para garantir o desenvolvimento sustentável e o progresso social na América do Sul.

O projeto vicentino selecionado foi o “Trânsito Seguro, minha parte eu faço”, realizado pelas Secretarias de Planejamento e Governança, Mobilidade Urbana (Semob) e Educação (Seduc) durante o mês do Maio Amarelo, em que mais de 2 mil crianças da rede pública vivenciaram na Praça 22 de Janeiro atividades lúdicas em uma mini cidade simulada recebendo pelos agentes de trânsito do município noções de sinalização e regras no trânsito, através de brincadeiras com patinete.

O que torna essa conquista ainda mais notável é que São Vicente, juntamente com Niterói, é um dos cinco municípios não capitais que tiveram seus projetos aprovados. Esta seleção coloca São Vicente ao lado de cidades capitais renomadas como Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Niterói.

Para impulsionar essa colaboração sem custos adicionais para o município, a secretária Talita Correa (da Seplag), participará de uma capacitação de uma semana em Foz do Iguaçu, juntamente com representantes de outras cidades selecionadas. Essa capacitação será uma oportunidade para solicitar apoio e estabelecer parcerias estratégicas para projetos de integração regional.

A inclusão de São Vicente na rede Mercocidades reflete o compromisso da Cidade com a cooperação internacional e a busca pelo desenvolvimento sustentável na América do Sul.

Por Cendy Domingues