São Vicente lança Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Comissão terá 16 representantes para elaboração de políticas em prol do público feminino; eleições serão no dia 30 de abril

Curtir
Março é um mês de conscientização, de combate às inúmeras formas de violência contra a mulher. Em São Vicente, dia da mulher é todo dia. Com este princípio, a Prefeitura lança o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que tem por objetivo elaborar políticas públicas em prol do público feminino, construindo uma rede de apoio à mulher.

O edital foi publicado oficialmente nesta sexta-feira (8), no Boletim Oficial do Município (BOM), simbolizando mais um passo no combate à cultura machista pregada na sociedade.

"A homenagem à mulher se faz com políticas públicas, com uma rede de apoio às vicentinas. Aqui nós temos uma série de iniciativas voltadas ao público feminino. Essa conquista é mais um marco histórico e demonstra o compromisso do nosso governo para com as mulheres dessa Cidade", ressaltou a vice-prefeita Sandra Conti.

No Brasil, três a cada dez mulheres já sofreram violência doméstica, de acordo com a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a mulher, feita pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). A iniciativa da Prefeitura busca, com assertivade, monitorar os índices na Cidade e, diante disso, criar medidas preventivas de apoio.

"A criação de um novo espaço de participação popular voltado às mulheres no Dia Internacional das Mulheres reforça o compromisso da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a promoção dos direitos das mulheres vicentinas. Para nós, é muito importante fomentar espaços de participação para que as políticas públicas possam beneficiar cada vez mais a população. É um dia para reafirmar nosso compromisso e a representatividade feminina na Cidade. Então é muito importante para nós a criação e o fomento à participação popular de todos os vicentinos", pontua o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.

Eleições - A comissão contará com 16 representantes, envolvendo membros da Administração Municipal e sociedade civil. As eleições serão no dia 30 de abril, das 9h às 12h, no Espaço Multicultural. O mandato será de dois anos.

Os interessados podem candidatar-se de quinta-feira (14) a 13 de abril. Para efetuar inscrição, basta enviar a documentação indicada no edital para saovicente@gmail.com ou comparecer à sede da Sedhc, no CAM 1 (Rua José Bonifácio, 404 - 1º andar - Sala 13 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Políticas Públicas - Em São Vicente, uma série de políticas públicas têm sido desenvolvidas pela Administração Municipal em prol da mulher, como os programas Elas Fazem - de capacitação na construção civil, Acolhe Mãe - que presta apoio às gestantes do Município com plantões de psicoterapia e doação de enxoval, e o Entre Elas - de combate à pobreza menstrual.

Mais informações sobre candidatura ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher podem ser conferidas na publicação do BOM: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=8474.