São Vicente participa da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento realizado de segunda (11) a quarta (13) em São Paulo busca elaborar políticas públicas voltadas às PCDs

Curtir
Com a criação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), São Vicente vive uma nova era, com um olhar mais atento e com estrutura para elaborar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Com este propósito, o Município enviou quatro representantes (dois do poder público e dois da sociedade civil) à capital paulista, São Paulo, onde, no Centro de Treinamento Paralímpico, participaram da VI Conferência Estadual do Direito dos da Pessoa com Deficiência, realizado nesta semana, entre segunda (11) e quarta-feira (13).

Composto por palestras e rodas de conversa, o evento tem como finalidade unir os municípios do Estado para o desenvolvimento de políticas públicas em prol das pessoas com deficiência (PCDs). Em nome do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), São Vicente esteve representada por Glaucia Mattos Marinho, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Solange Leal, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdef), Ana Patrícia de Oliveira, professora da rede pública e representante da Associação dos Deficientes Físicos, Joana Cristina Lopes de Carvalho, da Sesau, e José Augusto de Souza Junior, coordenador da PCD na Sedhc.

Em outubro do ano passado, o Município promoveu a Conferência Municipal, na qual foram criadas propostas, que, nesta semana, foram discutidas em âmbito estadual.

"Com a conferência municipal, habilitamos a Cidade a participar da estadual, representada por quatro delegados. Isso é importante porque as prefeituras que realizam suas conferências estão aptas ao recebimento de recursos. Por isso, é extremamente importante que participemos nas três esferas: municipal, estadual e federal", explica o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes.

Como resultado, o Município teve cinco projetos aprovados e, agora, terá a oportunidade de apresentá-los na Conferência Nacional, que será realizada na capital Brasília, em julho. Na ocasião, a Primeira Cidade do Brasil será representada pelas delegadas Glaucia (poder público) e Solange (sociedade civil).

Álbum de Fotos