São Vicente pretende entrar na Poligonal do Porto

Reuniões e formalizações da solicitação estão em andamento

4 curtiram
Na última semana a Prefeitura de São Vicente formalizou junto à Autoridade Portuária seu interesse em participar das tratativas de expansão do Porto de Santos. Tal iniciativa se deu em razão da reunião realizada na primeira quinzena de setembro, entre as secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da Cidade, junto a Sidnei Aranha da superintendência do Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Na ocasião, foi exposto o interesse do Município em entrar nesse eixo e foram levantadas uma série de possibilidades.

A grande quantidade de áreas disponíveis, especialmente na área continental de São Vicente é um fator favorável ao desenvolvimento. Sua posição estratégica, a localização próxima ao Porto e às principais rodovias do Estado também trazem destaque à Cidade. Foram discutidas, também, as possibilidades da implantação de usinas de hidrogênio e biometano, direcionando São Vicente para oportunidades na economia verde.

Por meio de ofício endereçado ao diretor-presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, a Prefeitura de São Vicente demonstrou a relação do Município com o Porto.

As atividades análogas que já ocorrem na Cidade e as possibilidades de ampliação dessa relação, de acordo com Sidnei Aranha, são uma iniciativa inovadora. "Até pouco tempo as relações do Porto se restringiam ao território de Santos, mas, há uma sintonia entre as duas cidades e grandes possibilidades de alavancar negócios".

O Prefeito Kayo Amado destaca que: “Ao ampliar sua área de operação, o porto pode aliviar a sobrecarga em Santos, reduzindo o congestionamento e melhorando sua eficiência. Isso é fundamental para manter a competitividade no mercado global, além de promover o desenvolvimento regional.”

Com essa iniciativa, a expectativa é que a vasta extensão de área disponível em São Vicente seja ocupada para projetos de ampliação da atividade logística, como armazéns, centros de distribuição e indústria verde, induzindo práticas sustentáveis e ambientalmente amigáveis nas operações portuárias.

Álbum de Fotos