São Vicente realiza cerimônia de contratação de 101 agentes comunitários de saúde

Evento ocorreu na Associação Comercial e novos agentes atuarão nas UBSs e ESFs da Cidade

5 curtiram
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau) realizou na manhã desta terça-feira (09), no auditório da Associação Comercial (R. Jacob Emmerich, 1238 - Parque Bitaru) a cerimônia de contratação de 101 novos agentes comunitários de saúde (ACS) que atuarão em Unidades de Estratégias Saúde da Família (ESF) por toda a Cidade.

O evento iniciou com a equipe de recursos humanos da Secretaria da Saúde explicando carga horária, relógio de ponto e o vínculo com o local de atuação, sendo esse um dos principais fatores para a contratação dos agentes. Após explicação, os futuros servidores foram chamados para assinar o contrato de acordo com o bairro.

Os locais contemplados com os agentes comunitários de saúde serão: Gleba II, Humaitá, Ponte Nova, Parque Continental, Parque das Bandeiras, Rio Branco I, Rio Branco II e III, Rio Negro, Samaritá, Vila Ema, Parque Bitaru, Catiapoã, Central, Esplanada dos Barreiros, Guassu, Japuí, JIP, Náutica, Parque São Vicente, Pompeba, Praça Vitória, S.A Catarina, Saquaré, Tancredo Neves e Vila Margarida.

Os agentes comunitários de saúde têm como algumas competências o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

Sobre o papel que esses servidores desempenham, o prefeito Kayo Amado falou sobre a importância desse vínculo com o bairro: “Eu já estive no lugar de vocês. Antes de me eleger como prefeito, prestei alguns concursos públicos e ficava atualizando a página para ver se meu nome aparecia lá. Quando aconteceu foi um alívio e uma felicidade. Tenho certeza de que vocês estão sentindo o mesmo. E agora que estão aqui, vão realizar o trabalho junto aos bairros que vocês moram, por isso esse era um dos requisitos da prova, morar no bairro de atuação, dessa forma terão um contato mais próximo com as pessoas, um cuidado com elas. Esse é o nosso principal objetivo”.

Francine Ribeiro do Porto, foi uma das aprovadas e irá atuar na UBS Pompeba, ela explicou o porquê quis se tornar uma ACS: “O que eu mais gostei sobre o cargo é esse vínculo que o agente tem que ter com a comunidade, foi algo que chamou minha atenção. Por isso preferi esse concurso a outros. Nasci no Pompeba, sai de lá ainda muito nova e agora estou voltando para o bairro para poder ajudar na saúde. Minha expectativa, com essa ação de chamar mais de 100 agentes é ter um resultado positivo na saúde de São Vicente”

Outro servidor que também auxiliará na saúde municipal é Andrei Danilo Almeida Santos, agente da UBS/ESF Parque Bitaru: “Fiquei muito feliz por ter sido aprovado em primeiro lugar no Bitaru e ter tido uma das melhores notas no concurso. Estou um pouco nervoso, no bom sentido, porque é totalmente diferente do que eu trabalhava anteriormente, mas tenho certeza de que vai dar tudo certo”.

“Estamos realizando algo histórico na Cidade. No início de 2023 contratamos mais de 60 agentes de combate às endemias, o que nos trouxe um impacto positivo para que os casos de dengue estivessem controlados. Agora, estamos contratando 260 profissionais de equipes multidisciplinares e mais 101 agentes comunitários de saúde que auxiliarão nas Unidades de Estratégias Saúde da Família (ESF). Eles são os verdadeiros elos entre a população e os serviços de saúde. Quero agradecer ao prefeito e a todos que nos ajudaram a trazer esse efetivo. Sejam todos muito bem-vindos.”, enfatizou a Secretária da Saúde, Michelle Santos.

Álbum de Fotos