Saúde amplia público prioritário para aplicação da dose de reforço contra Covid-19

Ação contribui para prevenção e auxílio no controle e propagação do vírus

Compartilhe!

1 curtiu
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar as doses aplicadas anteriormente contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) amplia o público prioritário que será contemplado com a dose de reforço, seguindo as orientações do Governo do Estado. 
 
Em dezembro de 2023, somente pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos que tivessem recebido a última dose da vacina Bivalente há mais de seis meses estavam liberados para receber a dose adicional.
 
Após a determinação das autoridades estaduais, os imunizantes serão disponibilizados a cada seis meses ou anualmente, conforme o grupo prioritário pertencente. Confira:
 
Os grupos abaixo podem receber as doses de reforço anuais contra a covid-19, desde que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses. 
 
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Indígenas (a partir de 5 anos); 
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
- Pessoas com deficiência permanente (a partir de 5 anos); 
- Pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos); 
- Pessoas privadas de liberdade (maior ou igual  18 anos); 
- Pessoas em situação de rua; 
- Quilombolas (a partir de 5 anos);
- Ribeirinhos (a partir de 5 anos)
- Trabalhadores da saúde;
 
Para as doses semestrais, confira os beneficiários: 
- Gestantes;
- Idosos;
- Imunocomprometidos acima de 5 anos e menor que 11 anos;
- Puérperas.
 
Vale ressaltar que, para crianças maiores de 5 anos, a dose  de reforço aplicada será a Pfizer Pediátrica e para os outros públicos prioritários acima de 12 anos, a vacina aplicada é a Pfizer Bivalente.
 
Para alcançar todos os munícipes, nas duas áreas da Cidade, Insular e Continental, a Sesau disponibiliza a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. 
 
Além disso, a Cidade mantém a vacinação no posto do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro), para atender munícipes que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana. A imunização no shopping é realizada de segunda a sábado, das 10h às 19h.
 

Por Alanis Ribeiro

Álbum de Fotos