Secretaria de Educação participa de Conferência Regional da Educação 2024

Evento reuniu representantes do eixo educacional dos nove municípios da Baixada Santista

1 curtiu

Com o lançamento oficial nesta terça-feira (24), a abertura regional da Conferência Nacional de Educação 2024 (CONAE), que visa promover o debate de ações acerca da garantia da Educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável do Plano Nacional de Educação para o período de 2024 a 2034, ocorreu no auditório da Unisantos. O evento reuniu representantes do eixo educacional dos nove municípios (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente) da Baixada Santista.

Aplaudidos pela plateia, os alunos da banda do Projeto Especial I da rede de Ensino foram uma das atrações culturais que marcaram o início da cerimônia.

A palestra inaugural com foco no tema do encontro, ministrada pelo Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho, concentrou-se nas estratégias para consolidar o Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Educação. Além disso, enfatizou a importância da garantia do direito de todas as pessoas à Educação de qualidade, comprometida com a justiça social, como meio de enfrentar as desigualdades presentes no sistema educacional.

O encerramento do evento foi marcado pela Plenária de aprovação do regimento interno, na qual práticas educacionais discutidas durante a palestra foram agrupadas.

Marli Rosa, supervisora de Ensino, destacou a relevância da participação dos municípios da região para debater sobre pautas fundamentais na área da Educação. “Por meio do planejamento deste encontro, novas ideias, propostas e políticas educacionais recebem a atenção que merecem, visando à implementação em todo o território nacional”.

A Secretaria da Educação (Seduc), ainda, disponibilizou o transporte para um representante de cada Unidade Educacional da rede de Ensino, para a efetiva participação na cerimônia de abertura.

A Plenária dos Eixos ocorreu nesta quarta-feira (25), remotamente, às 18h, pelo Google Meet, e a Plenária Final para a eleição dos delegados será nesta quinta-feira (26), também no mesmo horário e pela plataforma on-line.

Álbum de Fotos