Servidores de São Vicente iniciam capacitação do NudgeRio

Na prática, as iniciativas vão sugerir pequenas mudanças para orientar um comportamento positivo dos cidadãos

3 curtiram
Nesta segunda-feira (26), teve início a capacitação de 30 servidores de São Vicente no NudgeRio. O prefeito Kayo Amado esteve presente no lançamento do curso no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro, na Biquinha). "Hoje trouxemos instituições de renome, que apoiam a administração pública local. Essa oportunidade é ímpar, muito importante e inovadora, pois temos a qui o que há de melhor no Brasil, referência em gestão, para que a Cidade possa consumir e começar a dar passos para frente, tanto em formação de servidores quanto em tecnologias", destacou.

A secretária de Planejamento e Governança (Seplag), Talita Correa, que entrou em contato com a equipe pioneira do Nudge, no Rio de Janeiro, para trazer a capacitação dos servidores municipais de São Vicente, estava bastante satisfeita. "É muito gratificante ver pessoas interessadas e dispostas a conhecer novos instrumentos de gestão. Que a gente possa utilizar na nossa rotina, na produção de políticas públicas e serviços para os nossos cidadãos".

Talita ressalta que, em quase dois anos, a gestão tem cada vez mais pensado em instrumentos de modernização e que melhorem o relacionamento com o cidadão. "A gente teve processo eletrônico que vai facilitar a vida de todos; o prontuário eletrônico nos nossos equipamentos de saúde; carta de serviços ao cidadão, que também foi um instrumento novo de se relacionar e disseminar informações sobre os serviços do Município; a Multa Cidadã lançada nesse fim de semana; a plataforma de busca ativa com o pessoal da educação, fazendo com que nossas crianças se matriculem e permaneçam nas nossas escolas em parceria com a Unicef; primeira central de monitoramento na Cidade, pensando na segurança; ouvidoria com tramitação mais moderna, interna, mais fácil para o cidadão e o Concurso Inova São Vicente".

De acordo com a secretária, "o Nudge vem ao encontro do que a Prefeitura tem buscado para a nossa gestão. Nada mais é do que pensar em inovação, em uma nova maneira como o cidadão pode acessar políticas públicas".

Rafaela Bastos, presidente da Fundação do Instituto João Goulart, contou como o Nudge iniciou na Prefeitura do Rio de Janeiro e parabenizou o prefeito Kayo Amado pela iniciativa. "Começamos em 2014 e a presença de servidores públicos nesse processo foi crucial para chegarmos onde estamos hoje. Por isso que é gratificante estarmos aqui, na presença dos servidores, para poder replicar esse conhecimento".

Capacitação - O cientista comportamental do Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Antonio Mateus, está conduzindo a capacitação aos servidores municipais de São Vicente até sexta-feira (30).

NudgeRio é um órgão ligado ao Instituto Fundação João Goulart da Prefeitura do Rio de Janeiro, especializado em ciência comportamental.

O objetivo da ação é ensinar uma metodologia que vem gerando resultados positivos por parte do Poder Público.

A capacitação é desenvolvida em parceria com a Comunitas, organização da sociedade civil especializada em implementar parcerias entre setores públicos e privados.

O que é Nudge?

A teoria pode ser explicada pela tradução da palavra inglesa nudge, que significa empurrar. Com estudos amplos e análise de dados é possível criar estímulos para que determinados comportamentos sejam adotados.

Alguns dos principais resultados da aplicação das técnicas de Nudge verificados em outros municípios são:

• aumento do pagamento de impostos atrasados

• melhor organização do trânsito, com menos comportamentos indesejados

• e redução de faltas em consultas médicas e serviços agendados

Além do NudgeRio, a Prefeitura de São Vicente acompanha o trabalho de outros órgãos que trabalham com o conceito, como o (011) lab, da Prefeitura de São Paulo.

Por Carmen Doria
Fotos Tadeu Filho