Terceira edição do Gabinete Aberto recebeu alunos da EE Maria Thereza Pedroso

Jovens visitaram prefeito Kayo Amado e conheceram Paço Municipal

2 curtiram

Aprender sobre o dia a dia da gestão pública é essencial para compreender as decisões aplicadas para  o bem-estar da população. Na manhã de quinta-feira (14), esses aspectos foram apresentados para os alunos que fazem parte do grêmio da Escola Estadual Maria Thereza da Cunha Pedroso.

A ação faz parte do projeto "Gabinete Aberto", que explica sobre a organização do Município e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para alunos da rede pública e privada.

Essa foi a terceira visita promovida pelo projeto. O objetivo é que os estudantes possam conhecer a função do Executivo e estabelecer um diálogo com o prefeito Kayo Amado, levantando assuntos contemplados em sala de aula.

Durante o encontro, houve uma troca enriquecedora entre os alunos e o chefe do Executivo municipal. Dentre os questionamentos, as demandas dos jovens envolveram a cultura, zeladoria, saúde e lazer.

Além disso, eles apresentaram o plano de ação, que ao ver deles acrescenta melhorias especiais para a Cidade. O primeiro contempla o Museu dos Escravos, no Parque Ecológico Voturuá, sugestão da aluna Ester, que disse que "a revitalização do Museu seria importante para trazer mais um ambiente de lazer e cultura para a Cidade".

O segundo projeto contempla o canal na Avenida Doutor Alcides de Araújo, e o estudante Éric ressaltou que "pode ser feito a desobstrução e asfaltamento entre o trecho da Rua Maceió e a Rua João Maria Horta, para abrigar a feira que acontece no bairro do Catiapoã".

Por fim, o terceiro contempla a Praça da Biquinha. A estudante Jeovana comentou que é importante "fazer uma reforma completa para deixar a aparência mais moderna”.

O prefeito não apenas respondeu as perguntas dos estudantes, mas também compartilhou planos de ações que a Cidade está promovendo atualmente, inspirando os jovens a considerarem a política como um meio de criar mudanças positivas. "Esse é nosso desafio, deixar São Vicente com uma cara nova. Os píeres que foram feitos, a rodoviária e o Deck do Pescador sendo reformados, as inaugurações do Parque da Juventude, tudo como planejamento para melhorar a Cidade".

“Um dos objetivos dessa visita é mostrar que o prefeito Kayo Amado é uma pessoa acessível, possível de conversar. Muitas pessoas acham que, por ser prefeito, ele está muito distante da sociedade, mas não é assim”, disse Geovana Albuquerque, assessora de políticas públicas para a Juventude de São Vicente.

Além disso, uma das alunas, empolgada com a forma de explicar do chefe do executivo, questionou sobre a questão do turismo e lazer no município. Após a resposta do prefeito, ela destacou:  "Muito bom que você já respondeu a maioria das nossas dúvidas, ansiosa para a inauguração de todo seu plano de ação".

Os alunos recebem um certificado de participação, reconhecendo seu comprometimento com a educação cívica e o envolvimento na vida pública da Cidade.

Álbum de Fotos