Títulos de Cidadão Vicentino às autoridades de Naha fortalecem laços entre cidades irmãs

Cerimônia na manhã desta segunda (24) na Câmara Municipal contemplou chefe do Executivo e presidente do legislativo do município japonês, que receberam a homenagem

4 curtiram
Seguindo o cronograma de comemorações dos 45 anos de aliança entre São Vicente e a cidade de Naha, no Japão, a Câmara Municipal recebeu nesta segunda-feira (24), em solenidade, o prefeito do município japonês, Satoru Chinen, e o presidente da Câmara de Naha, Yoshitaka Nohara. Ambos receberam os títulos de cidadãos vicentinos. A cerimônia ressalta, além do convênio entre as duas cidades, o fato histórico da primeira imigração japonesa ao Brasil, que completa 115 anos. O evento também contou com a presença do prefeito Kayo Amado e demais autoridades.

A ocasião também marcou a visita inédita do Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuk.

“É com muita alegria que recebemos a comitiva de Naha, nossa cidade irmã, para celebrar os 45 anos desta importante parceria. É por meio desta proximidade que podemos promover a importante troca de culturas, experiências e ideias. Tenho certeza de que em ambos os lados desta irmandade, há um só objetivo: trabalhar por melhorias em prol dos moradores”, declarou o chefe do Executivo vicentino, em recepção à comitiva japonesa.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Thaynã Amado, Kayo Amado abriu as portas da cerimônia para Koyu Iha (ex-prefeito da Primeira do Brasil), os deputados estaduais Paulo Corrêa Jr. e Caio França, além de secretários e vereadores municipais.

O vereador Jhony Sasaki, autor da propositura, ministrou a cerimônia de entrega dos títulos aos representantes da cidade japonesa. ”Essa sessão solene é de simbolismo enorme para a São Vicente. São 45 anos de convênio firmado, que tornou os municípios irmãos. Para mim, a representatividade toma outra proporção pelo laço de ancestralidade que tenho com esse povo, pela minha história de vida, que está intimamente ligada a esse País. Muito me honra homenagear a comitiva japonesa“, agradeceu o vereador.

Os dois municípios possuem relação de cidades irmãs desde 1978, quando foi sancionada, pelo então prefeito de São Vicente, Koyu Iha, a Lei Municipal nº 1784, estabelecendo vínculo entre ambos. O convênio busca contribuir para o desenvolvimento das cidades e para a luta pela paz mundial, por meio de intercâmbio cultural.

A visita retoma o vínculo institucional pós-pandemia e promove a aproximação de diversos pontos entre as prefeituras, para desdobramentos de ordem cultural e profissional.

O prefeito de Naha, Satoru Chinen, ressaltou a união entre as duas cidades e agradeceu pelo trabalho desenvolvido pelos 29 servidores públicos vicentinos que estagiaram na cidade japonesa. “Estou profundamente grato a esses profissionais, pelos esforços ao longo desse período de 45 anos de amizade. Agradeço a todos os vicentinos. Peço para que os laços não sejam desfeitos e que todos compreendam a importância desse contrato de cooperação pela paz mundial”.

Relembrando os 115 anos da primeira imigração japonesa, o presidente da assembleia de Naha, Yoshitaka Nohara, emocionou-se em seu discurso. “Faz mais de 100 anos que tivemos a primeira imigração de Okinawa para o Brasil. Sabemos que nosso povo batalhou duro aqui. Estou muito emocionado. Espero que esse convênio, nas áreas de Cultura, Turismo e Esporte, fiquem cada vez mais fortes e aprofundem os laços de amizade entre as duas cidades. Muito feliz por receber o título de Cidadão Vicentino”.

Sobre  a experiência em conhecer São Vicente, o representante legislativo de Naha descreve a beleza natural da Primeira do Brasil. “Está sendo incrível. Quando voltar para Okinawa, quero mostrar para a população como essa cidade é linda”.

Naha é localizada na costa da ilha principal de Okinawa, e o foi o centro político e comercial do Reino de Ryukyu. É a maior cidade de Okinawa, lar de 60% dos moradores da ilha principal. Também possui o único sistema ferroviário público de Okinawa, que fornece rota para a antiga capital de Shuri.

A comitiva japonesa iniciou sua agenda em São Vicente neste domingo (23), com recepção no Paço Municipal e passeio por pontos turísticos vicentinos.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos