Trezentos artistas voluntários da Encenação se reúnem pela primeira vez nesta terça-feira (19)

Serão mais de 20 ensaios, sempre de terça a sábado, até a estreia do espetáculo, em 19 de janeiro

Curtir

A quadra do Complexo Esportivo Jepom (Catiapoã) recebeu na noite desta terça-feira (19) os mais de 300 voluntários da comunidade que participarão da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O primeiro ensaio serviu como prévia de como será o maior espetáculo em areia de praia do mundo, com início marcado para daqui a um mês.

Conforme adiantou Sabrina Olimpio, que comanda a direção geral ao lado de Carol Pagano e Geyssa Alencar, até a estreia em 19 de janeiro serão mais de 20 ensaios, sempre de terça a sábado, das 19h às 22 horas. “Destinamos esse primeiro dia para para conhecer o elenco, fazer uma triagem e escolher quem vai para cada núcleo”, informou Sabrina, que ocupa a função de diretora pela terceira vez. “Já tenho experiência, mas cada Encenação é única, sempre com um desafio novo”.

Para facilitar o trabalho com o roteiro a partir desta quarta-feira (20), a Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) organizou a entrega de crachás aos participantes. Além dos inscritos, grupos de escolas de dança, balé e capoeira também integrarão o elenco.

Moradora do Jardim Rio Branco, Tânia Maria Barbosa, 60 anos, participará pela quarta vez. “Fiquei muito feliz quando soube que a montagem ia voltar para a Praia do Gonzaguinha. Fui uma das primeiras a me inscrever, na Subprefeitura. Vai ser muita emoção”.

O bancário Maurício Grossi (42) acompanhou as filhas Melissa (10) e Manoela (15) no ensaio. “Acho que vai ser uma boa experiência”, disse Melissa. “Nunca participei, mas com certeza vai ser bem legal. Estou muito animada”, revelou a irmã mais velha.

Realizado desde 1983, o evento está confirmado para a semana do 492º  aniversário da Primeira Cidade do Brasil, em 22 de janeiro, destacando as raízes históricas e culturais do Município.

A montagem busca recriar, de maneira  emocionante, os momentos cruciais da chegada de Martim Afonso de Sousa e sua expedição, que resultou na fundação da Vila de São Vicente em 1532. O cenário na Praia do Gonzaguinha é uma produção cênica apresentada em temporadas anuais. Ao longo dos anos, passou por adaptações e inovações, buscando manter-se relevante para o público.

Em 2021, devido ao cenário da pandemia, a história da fundação da Vila de São Vicente foi contada por meio de um documentário, e em 2022, ficou marcada pela inovadora projeção mapeada no Paço Municipal.

O ano de 2023 ainda foi de muitos desafios, entretanto, de maneira positiva, devido ao cenário de reconstrução da Cidade, e principalmente a revitalização da orla, o que impossibilitou a realização de um evento dessa magnitude.

No entanto, para 2024, sem muitos spoilers, as diretoras prometem inovar ainda mais, com uma nova proposta de juntar várias áreas da arte numa só obra, com o objetivo de proporcionar aos vicentinos a experiência de vivenciar a história da Primeira Cidade do Brasil por meio da música e da dança durante os quatro dias de apresentação.

O Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, ressalta a alegria com o retorno do espetáculo aos moldes originais. “Para mim é emocionante viver esse momento na Cidade, e saber que o espetáculo será comandado e dirigido por um trio de mulheres lança um ânimo ainda maior, principalmente por terem uma visão ao mesmo tempo sensível e corajosa, trabalhando a temática da reconstrução, da fé e da inclusão. Estou muito feliz com os caminhos que estamos seguindo e tenho certeza de que a população vai gostar muito do trabalho que será realizado.”

As três diretoras possuem uma longa experiência na bagagem, inclusive, com participações na produção da Encenação. O trio também coordena o Balé Jovem de São Vicente e contará com a integração dos alunos no elenco para o espetáculo.

A 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é incentivada via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Instituto Adesaf. O evento conta com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP).

Texto - Renato Pirauá e Maurício Massaro

Fotos - Leo Huber