Vice-prefeita é homenageada com título de 'Cidadã Vicentina'

Sandra Conti contribui para desenvolvimento da Cidade há quase 30 anos; propositura partiu do vereador Adilson da Farmácia

Compartilhe!

1 curtiu
Símbolo de inspiração, empatia e muito trabalho, a vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti, foi contemplada, na noite desta terça-feira (19), na Câmara Municipal, com o título de 'Cidadã Vicentina'. A propositura partiu do vereador e presidente da Câmara, Adilson da Farmácia. 
 
Sandra recebeu uma placa, um buquê de flores e um vídeo produzido por pessoas queridas em sua vida, em reconhecimento aos 29 anos de serviços prestados à Cidade, sobretudo na área da saúde, na qual no Posto do Humaitá, com a marca de 'Sandra do Postinho', ajudou milhares de moradores da Área Continental. 
 
Natural de Brasília e moradora de São Vicente há 32 anos, ela não conteve as lágrimas ao relembrar a trajetória que a tornou vice-prefeita da Primeira do Brasil. "Hoje recebo o título de Cidadã Vicentina, o que significa dizer que, a partir de agora, sou filha dessa terra. Mas esse destino poderia ter sido diferente, já que minha mãe, Eliana Conti, era funcionária pública federal e mudava muito de cidade. O litoral foi a última moradia de mamãe, que infelizmente faleceu de câncer em 1992. É claro que ela soube que me tornaria funcionária pública, me formaria em administração com pós-graduação em gestão pública. A Sandra que se tornou vice-prefeita e que, por quase 30 anos, foi Sandra do Postinho. Uma trajetória a qual me orgulho muito e não mudaria nada e, certamente, a deixa feliz", discursou.
 
Mãe de quatros filhos (Bruna, Beatriz, Bianca e o falecido Bruno) e cinco netos (Guilherme, Victoria, Sofia, Alicia, Maria Cecília e Nicolas), ela, por muito tempo, conciliou trabalho, faculdade e a criação das filhas, que, em seus discursos, destacaram a resiliência, amor e determinação, características que, segundo elas, descrevem perfeitamente a mãe. 
"Ao longo da minha infância fui testemunha de uma mulher extraordinária, minha mãe. Cada luta que ela enfrentou foi um exemplo de resiliência e superação para mim. Sua generosidade não conhece limites. Sempre pronta para prestar ajuda a todos, sem olhar a quem", declarou Beatriz Conti. 
 
"Uma pessoa que trabalhou tanto na Saúde e que, agora, trilha esse lindo caminho há quase quatro anos como vice-prefeita. Hoje me sinto muito honrado em prestar essa homenagem a você, Sandra. Me espelho em você, que veio de Brasília para São Vicente e, aqui, encontrou seu destino", enalteceu o vereador Adilson da Farmácia. 
 
Em 2016, 'Sandra do Postinho' decidiu entrar para o ramo da política. Não foi eleita, mas trouxe boas perspectivas para o futuro: foi a segunda mulher mais votada na candidatura a vereadora. Em 2020, quis o destino que os caminhos dela e do então candidato a prefeito, Kayo Amado, se cruzassem. Ambos iniciaram, então, uma aliança que culminaria com a vitória nas eleições municipais. 
 
"Comecei lá atrás com um sonho. Estava sozinho e, de repente, várias pessoas foram se aproximando, aderindo ao projeto. Nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar que teria um dia a chance de administrar a Cidade com uma pessoa tão especial, correta, que eu admiro, que trabalha e tem caráter, acima de tudo", ressaltou Kayo Amado. 
 
Como vice-prefeita, Sandra tem levantado a bandeira da mulher na sociedade, buscando quebrar paradigmas através de políticas públicas. Ela é idealizadora do projeto 'Elas Fazem', que contempla o público feminino com capacitações na área da construção civil, tradicionalmente ocupada por homens. Também promove o 'Me Conti seu Negócio', programa veiculado em suas redes sociais que cede espaço para que as mulheres falem sobre suas trajetórias e dificuldades encontradas no ramo empresarial. Visando, dessa forma, estimular o empreendedorismo. 
 
A saúde também segue como marca da vice-prefeita, que elaborou o Protocolo Anual da Mulher (PAM). A iniciativa, que está em tramitação para ser oficializada, consiste no oferecimento de exames preventivos às vicentinas por meio de um protocolo. 
 
Legado - Disposta a contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da Primeira Cidade do Brasil, sempre apoiando-se na defesa à mulher, Sandra não cansa e segue determinada a deixar um legado para São Vicente. "Ser mulher na política é quebrar barreiras. O caminho é árduo, mas a vontade de fazer história é maior. Sinto falta da mamãe, da minha irmã, que partiu cedo, e do meu filho Bruno. Mas sei, também, que estão orgulhosos de mim lá de cima", concluiu.

Álbum de Fotos