Vila de São Vicente recebe pupila de Ivani Ribeiro para oficina cultural

Em homenagem à carreira da artista, exposição no Paço Municipal segue até 1º de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h

2 curtiram
Na tarde desta quinta-feira (22), a Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult-SV) promoveu mais uma homenagem à atriz de rádio, escritora e autora brasileira de telenovelas, Ivani Ribeiro. Com a presença da escritora e roteirista Solange Castro Neves, e Cynthia Panca, foi realizada uma roda de conversa aberta ao público, no Parque Cultural Vila de São Vicente.

Solange Neves foi amiga, aprendiz, e única colaboradora e co-autora de Ivani Ribeiro nos remakes de Mulheres de Areia (1993) e A Viagem (1994). Antes de conhecê-la, atuou  durante 17 anos como escritora literária de romances, usando apenas pseudônimos. Lançou, inclusive, em 1991 o livro ‘Maktub, e Assim Estava Escrito’, com um emocionante prefácio de Ivani.

A oficina foi realizada em formato de uma roda de conversa. A caracterização do ambiente contou com produções artísticas, proporcionando a Solange uma troca de experiências sobre sua carreira com as escritoras da região presentes, revelando bastidores sobre seu trabalho por mais de 10 anos ao lado de Ivani, e aprendizados roteirizando as novelas.

A pupila de Ivani mencionou, por diversas vezes emocionada, a relação da autora com a Primeira Cidade do Brasil. Relembrou com carinho das vezes em que ambas vinham para o apartamento da autora em São Vicente, próximo à praia do Gonzaguinha, onde caminhavam e passeavam para recarregar as energias e buscar inspirações. “Nós caminhávamos sempre quando vínhamos pra cá. Ela amava o mar”.

Outro momento marcante na vida e carreira de Solange Neves, ao lado de Ivani,  foi relacionado com Chico Xavier. “Tínhamos um jantar com o Chico Xavier, e eu não podia ir porque estava com problemas da novela. Fiquei trabalhando, mas eu tinha muita vontade de conhecê-lo. Não pude ir. Então, ele mandou mensagem para nós e, na mensagem, ele dizia coisas que só eu e ela poderíamos saber, ninguém mais saberia. Foi uma coisa maravilhosa”, relembrou.

No encontro, Solange enfatizou que o maior aprendizado que adquiriu com Ivani, que foi uma das mais importantes autoras da teledramaturgia brasileira.  “Ela me ensinou a trabalhar e equilibrar as minhas emoções. Eu nunca a vi reclamar, nunca. Ela dizia: ‘Vamos trabalhar. Tudo é um aprendizado’. Então, eu aprendi muito com ela a ser essa mulher forte”.

Cynthia Panca, que também é escritora da região, teve o primeiro contato com a obra da Ivani por meio das novelas ‘Final Feliz’, ‘A Gata Comeu’, ‘Mulheres de Areia’ e ‘A Viagem’, e prestigiou a oficina ao lado de outras mulheres, entre artistas e escritoras. “Estar hoje nesse ambiente que respira arte, que é o Parque Cultural Vila de São Vicente entre tantas mulheres, escritoras e artistas também, é muito engrandecedor, porque alimenta a alma e o conhecimento. Então, me sinto amparada, digamos assim, pelo fato de saber que essas histórias que a Ivani Ribeiro escreveu e que a Solange vivenciou, fazem parte também de histórias que acontecem comigo e permeiam meu dia a dia. Então isso me traz essa segurança de que não estou sozinha”, “São novelas que fizeram parte da minha adolescência”, completou.

No sábado (24), Cynthia Panca volta à Vila de São Vicente para uma oficina de escrita poética, também às 14h.

Exposição no Paço
No Paço Municipal de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro), uma exposição da carreira de Ivani Ribeiro segue até 1º de março, disponível para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A artista vicentina, que completaria seus 102 anos, possui inúmeros trabalhos marcantes durante sua trajetória. Os painéis confeccionados pelos estagiários da Secretaria de Cultura (Secult) narram suas principais obras, como Mulheres de Areia, A Viagem, O Meu Pé de Laranja Lima e A Gata Comeu. Os estudantes foram responsáveis por toda a iniciativa e realização do projeto.

Na exposição, é possível imergir nos trabalhos da dramaturga e conhecer suas produções através de uma linha no tempo. Com objetivo de valorizar talentos que possuem raízes na Cidade.

Por Maurício Massaro

Álbum de Fotos