Visita a aldeia Piaçaguera propicia aprendizagem a alunos de escola municipal

Estudantes da UE Vera Lucia Massis conheceram cultura indígena na cidade de Peruíbe

2 curtiram
No mês de celebração dos Povos Originários, referente ao dia 19 de abril, alunos da Unidade Educacional Vera Lúcia Massis (Náutica 3) partiram para a aldeia Piaçaguera (Peruíbe) com muitas dúvidas e retornaram cheios de conhecimento.

O grupo, formado por mais de 40 alunos de 6º a 9º ano, dois funcionários, três professores e uma coordenadora pedagógica, tiveram a oportunidade de imergir na cultura indígena, como Ryan Sodré Venceslau (11 anos). “Gostei muito de conhecer os esportes e exercícios físicos que eles fazem”, contou o aluno do 6º ano.

Sua colega Kauanny Afonso (11) mostrou-se empolgada em conhecer a aldeia composta por 23 famílias. “Foi bem legal. Aprendi muita coisa, principalmente de brincadeiras diferentes das que eu conheço”, afirmou. “Conheci o arco e flecha e aprendi a fazer pintura de rosto. Em casa fiz uma pintura indígena no meu irmão. Foi muito divertido”, completou Larah Soares Aires (10).

Professora de ciências, Márcia Franco destacou que “os alunos descobriram o quanto a água é sagrada para os indígenas, com todo um ritual celebrando a importância, a valorização, o sentimento, e não simplesmente como uma necessidade de consumo”.

A coordenadora pedagógica Paula Massae conta que a visita aconteceu pelo segundo ano consecutivo. “Os nossos alunos também proporcionaram ao povo da aldeia um momento de leitura, levando um livro para ler com eles”, conta.

O grupo ainda entregou 40 quilos de alimentos não perecíveis e presenteou a aldeia com sementes de cajá-manga. “No ano passado, na primeira visita da escola, soubemos que a árvore dessa fruta morreu”, lembra a coordenadora.

De acordo com o site da Comissão Pró-Índio de São Paulo, “a Terra Indígena Piaçaguera, no litoral sul de São Paulo, é morada de 331 indígenas (Sesai, 2023) que se autodenominam Tupi-Guarani. Distribuídos em doze aldeias, eles ocupam uma área de 2.773,7978 hectares no município de Peruíbe”.

Por - Renato Pirauá

Álbum de Fotos