Viver Melhor inicia ações de melhorias em 200 habitações de núcleo vicentino

Programa estadual começa levantamento técnico na manhã desta quinta-feira (7)

Compartilhe!

Curtir
Equipe técnica do programa Viver Melhor, do Governo do Estado, estará a partir das 9h desta quinta-feira (7) no núcleo habitacional Charm (bairro Jóquei Clube, em São Vicente), para iniciar os trabalhos de vistoria nas cerca de 200 casas que serão atendidas com serviços de melhorias. 
 
O programa tem por objetivo realizar reparos em  imóveis situados em assentamentos precários e que apresentem condições inadequadas, tornando-os funcionais para famílias em situação de vulnerabilidade social. Tudo a custo zero para o morador. 
 
As intervenções visam a solucionar problemas de cômodos sem ventilação, áreas com umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e de instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes. 
"A parceria com o Governo do Estado tem sido extremamente importante para que São Vicente avance cada vez mais em diversas áreas. Uma delas é a habitação, cujo programa Viver Melhor trará mais dignidade a muitas famílias vicentinas", citou o prefeito Kayo Amado.
 
O diagnóstico é embasado em avaliação técnica criteriosa. “Não se trata de embelezamento, mas sim de uma ação para tornar as habitações condizentes com a qualidade construtiva”, detalha a secretária de Habitação e Regularização Fundiária de São Vicente (Sehab), Camila Oliveira. “Ou seja, combate-se o chamado déficit habitacional qualitativo”, completou.
 
As áreas selecionadas pelo programa estão em processo ou são passíveis de regularização fundiária. De acordo com o Plano Estadual de Habitação (2011-2023), 24% dos domicílios no Estado de São Paulo são classificados como moradias inadequadas.


Por Renato Pirauá