Viver Melhor já está no núcleo habitacional Charm, onde 200 habitações receberão melhorias

Equipe social e técnicos da CDHU iniciaram levantamento na manhã desta quinta-feira (7)

3 curtiram

A primeira casa visitada na manhã desta quinta-feira (7)  pelas equipes técnica e social do Programa Viver Melhor trouxe a certeza de um futuro com mais dignidade às 200 famílias do núcleo habitacional Charm, no bairro Jóquei Clube. O operador de carga Osmar dos Santos Silva, 23 anos, mostrou-se receptivo na abordagem. “Não sabia dessa visita de hoje. Foi uma surpresa. Uma surpresa boa, que vai mudar nossa casa para melhor”, declarou, ao tomar ciência das obras que serão realizadas na sua moradia. Além de Osmar, no imóvel de alvenaria com dois pavimentos vivem os pais, duas irmãs e a sobrinha de um mês de vida. “Minha família é de Lagarto, em Sergipe, e estamos aqui no núcleo há um ano.”

Estiveram presentes na ação mais de 20 funcionários da CDHU e representantes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de São Vicente (Sehab), com o objetivo de diagnosticar as necessidades estruturais de cada residência; realizar o emplacamento das habitações, identificando quadra, lote e casa, com base no mapeamento aéreo realizado previamente; e traçar o perfil social das famílias atendidas.

Engenheiro fiscal da CDHU,  Benaldo Melo de Souza detalhou que a ideia do Viver Melhor é a de melhorar as condições das habitações onde as pessoas moram. “A questão estética é uma consequência, pois providenciamos o piso, reboco, pintura, instalação de janelas, reparos elétricos e hidráulicos, entre outros serviços que vão dar uma qualidade de vida mais salubre”, detalhou. A expectativa é de realizar todas as intervenções em menos de um ano.

Morando há quatro décadas no local, Ana Cláudia dos Santos Lopes, 48 anos,  lembra que sua casa foi uma das primeiras no núcleo. “Acompanho as dificuldades daqui há muito tempo, porque eu tinha oito anos quando viemos de Campinas. A comunidade agradece por esse projeto maravilhoso que chega em nossas casas”, disse Ana Cláudia, que exerce forte liderança comunitária.

“É um programa muito importante, que qualifica as moradias e traz mais dignidade às famílias”, ressaltou a secretária de Habitação e Regularização Fundiária de São Vicente, Camila Oliveira, completando que a ação “vem ao encontro da política habitacional da gestão Kayo Amado, tudo a custo zero para o Município e para os moradores.”

A diretora de Desenvolvimento e Habitação da Sehab, Cecília Pereira Brandão, conta que assistiu, ainda criança, à formação do núcleo Charm. “Esse programa dá a oportunidade de as pessoas terem melhores condições de vida. Para mim, que moro aqui perto, é gratificante participar deste momento.”

Após instalar o primeiro emplacamento, a vice-prefeita Sandra Conti destacou a importância do Programa. “É uma ação conjunta, onde o Governo do Estado traz os recursos e a Prefeitura dá todo o suporte necessário, graças à articulação da Sehab.”

Estiveram presentes, também, os vereadores Rodrigo Digão e Jefferson Cezarolli.

Viver Melhor - Criado em julho de 2021 pelo Governo do Estado, o programa tem por objetivo realizar reparos em  imóveis situados em assentamentos precários e que apresentem condições inadequadas, tornando-os funcionais para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As intervenções visam a solucionar problemas de cômodos sem ventilação, áreas com umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e de instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes.

O diagnóstico é embasado em avaliação técnica criteriosa. As áreas selecionadas pelo programa estão em processo ou são passíveis de regularização fundiária. De acordo com o Plano Estadual de Habitação (2011-2023), 24% dos domicílios no Estado de São Paulo são classificados como moradias inadequadas.

Por Renato Pirauá

Álbum de Fotos