XV Conferência da Assistência Social discute políticas públicas no setor

Encontros nesta sexta (14) e sábado (15) reuniram autoridades municipais e população de baixa renda

4 curtiram
Com o intuito de discutir políticas públicas ligadas à Assistência Social no Município e traçar novas metas, as autoridades municipais, trabalhadores da área, organizações sociais e usuários da rede de serviços socioassistenciais se reuniram nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) para a realização da XV Conferência de Assistência Social de São Vicente.

Realizada na Câmara Municipal, a abertura da primeira conferência presencial pós-pandemia contou com uma palestra conduzida pelo assistente Wagner Santana, com a temática 'Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos", com o intuito de preparar os participantes para os assuntos pautados no sábado (15), quando os membros discutiram as políticas públicas do setor no Município e as tratativas necessárias para alinhar possíveis demandas na área da assistência social.

A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, ressaltou a importância dos encontros em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social. "Muitas pessoas precisam de ajuda e, para isso, é fundamental que possamos conversar para ampliar as políticas públicas em prol da população".

A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Helena Marcon, destaca o trabalho de mobilização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da equipe de profissionais da secretaria para o engajamento e participação nas pré-conferências. Além disso, ressalta a importância de se discutir a política pública de assistência social, em especial seu financiamento, que foi bastante prejudicado nos últimos anos.

Para o Presidente do CMAS, Elionai Santos, Silva a conferência, em especial, trata-se de uma retomada no âmbito municipal do cumprimento às diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o tema, ressaltando, também, a importância da primeira conferência presencial desde a pandemia da Covid-19, possibilitando a interação entre poder público e população, pilar fundamental para a elaboração de políticas públicas na assistência social.

Foram pautados os seguintes eixos na conferência:

1. Financiamento
2. Controle social
3. Articulação entre segmentos
4. Serviços, programas e projetos
5. Benefício é transferência de renda

Representantes - Além da discussão sobre o contexto atual da política de assistência social do Município, a conferência tem como objetivo selecionar representantes municipais para participarem da Conferência Estadual, com previsão para realização em outubro. Os nomes escolhidos foram:

- Trabalhadores: Dulcilene Santiago Souza Gaspar (Titular)
- Adão Silva Gonçalves (Suplente)

- Governamental: Elionai Santos Silva (Titular)
- Vanessa Oliveira de Sá (Suplente)

- Usuários do serviço: Maria Antonieta Mina (Titular)
- Marco Aurélio Peres dos Santos Ribeiro (Suplente)

- Entidades: Jonathan Alexander Rodrigues Salvador (Titular)
- Alexandre Felipe dos Santos (Suplente)

Na conferência estadual, serão escolhidos os representantes de São Paulo na Conferência Nacional, promovida em Brasília no mês de dezembro.

Álbum de Fotos