Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
26/09/2022
Dia Mundial do Turismo: São Vicente é mais do que sol e praia
O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), após completar 10 anos do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

São Vicente é conhecida por suas praias, marinas e a prática de esportes náuticos. Porém, a Prefeitura tem trabalhado para ampliar o leque de experiências que a Cidade oferece tanto para os turistas, quanto para os munícipes.

Desde janeiro de 2021, diversas ações e projetos foram lançados para atingir esse objetivo. Confira:

Tour autoguiado

Em dezembro de 2021, São Vicente recebeu sete novos totens de identificação turística com acesso a mapas turísticos, descrições e narrações históricas por meio de QR Code.

Os equipamentos foram instalados na Ponte Pênsil, Praça Tom Jobim, Biquinha, Praça 22 de Janeiro, Casa Martim Afonso, Igreja Matriz e Mirante 500 Anos. A ação não gerou nenhum custo à Prefeitura.

Totens com identificação

Também em dezembro de 2021, cinco totens de identificação com cerca de quatro metros de altura foram instalados nas principais praias do Município. Além disso, as cores utilizadas fazem parte da nova identidade visual de São Vicente, contemplada no projeto do reposicionamento da Cidade como destino turístico.

Site

O Turismo é uma das principais alavancas para o desenvolvimento econômico da Cidade. Portanto, foi criado um site, em parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), que fomenta a promoção turística, reunindo informações importantes para quem pretende conhecer São Vicente.

Mapa turístico

Em julho deste ano, a Setur, em parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom) lançou o novo mapa turístico. Por meio deste material, o visitante pode acessar a área de turismo do site oficial da Prefeitura através de um QR Code, onde encontra informações detalhadas sobre eventos, serviços, opções de roteiros e atrativos turísticos.

Os folders estão disponíveis para retirada nos PITs - Postos de Informações Turísticas e hotéis.

SV no Mapa da diversidade

O Município está entre as 59 cidades que compõem o Mapa da Diversidade no Estado de São Paulo. A ação, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, tem objetivo de divulgar e fortalecer os destinos paulistas que possuem produtos turísticos de nichos ou segmentos que atendam à diversidade.

São Vicente ficou classificada em quatro das cinco categorias: 60 anos, acessibilidade; afroturismo e LGBTI .

Mapa do turismo do Governo Federal

Reestruturação de pontos turísticos históricos, integração do roteiro da Costa da Mata Atlântica e capacitação profissional. Essas são algumas das razões pelas quais São Vicente foi reconhecida dentro do novo Mapa do Turismo.

O Mapa busca reunir municípios com real vocação turística, identificando necessidades de investimentos pelo ministério responsável, além de promover ações destinadas ao setor, como recursos para obras de infraestrutura e ofertas de cursos profissionalizantes.

Turismo Pedagógico

Cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino fizeram parte do projeto “Turismo pedagógico”, que tem como objetivo a aproximação com a cultura indigena por meio da visitação da Aldeia Paranapuã e conscientização sobre o meio ambiente.

Nova lei de entrada dos veículos turísticos

O prefeito Kayo Amado assinou uma reformulação da lei nº 4303, trazendo mudanças sobre os critérios para entrada, circulação e estacionamento de veículos de turismo e excursão, em São Vicente.

Essa mudança, que já está em vigor, foi pensada para favorecer o turismo e impulsionar os serviços do trade oferecidos dentro do Município.

Entre as principais atualizações estão a alteração de valores de acordo com o tipo de veículo, regulamentação do turismo de um dia, descontos e isenções.

Walking tour

O projeto Walking tour garantiu que munícipes e turistas pudessem conhecer um pouco mais sobre a história da Primeira Cidade do Brasil. O passeio monitorado por um guia de turismo percorre pontos históricos de São Vicente, como a Biquinha, o Monumento ao IV Centenário do Descobrimento do Brasil e a Igreja Matriz.

Festival Gastronômico

Promover a gastronomia vicentina e movimentar o comércio local foi o foco do 7° Festival Gastronômico de São Vicente.

O evento, que aconteceu durante o mês de agosto e contou com a participação de 36 restaurantes e bares, disponibilizou pratos promocionais por R$99,90 para até duas pessoas.

Convênio com o Airbnb

O Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, firmou uma parceria com a Prefeitura para estimular o turismo. O acordo prevê o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no Município.

A ferramenta permite acesso a dados relacionados ao setor turístico e essas informações possibilitam identificar tendências e comportamentos dos viajantes que poderão apoiar a criação de estratégias e ações de médio e longo prazos para o turismo de São Vicente. A parceria é de cooperação técnica, sem envolvimento de recursos financeiros.

Praia Pet Friendly

Pela primeira vez em São Vicente, foi demarcada uma área para que tutores possam passear com seus animais de estimação na faixa de areia. O espaço fica na praia dos Milionários, entre os números 15 da Rua Pero Correia e 11 da Alameda Paulo Gonçalves (Ilha Porchat Clube).