Uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher foi promovida nesta quinta-feira (24) na Praça Barão do Rio Branco (Centro). Promovido pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), da Supervisão de Políticas Públicas para Mulheres Vicentinas e com o apoio do projeto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), OAB por ELAS, realizou nesta quinta-feira (24), o evento contou com a presença de advogadas voluntárias para esclarecer dúvidas, oferecer instruções jurídicas, e distribuir cartilhas e panfletos informando os canais de denúncia. Já a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve presente com a viatura da Patrulha Maria da Penha.
Supervisora de políticas públicas para a mulher vicentina, Bruna Maria Lopes destacou a importância do enfrentamento contra à violência de gênero. “Iniciativas como essa levam orientação e conscientização, e com o conjunto dessas ações, vem o enfrentamento. Infelizmente, os casos de feminicídio e de agressão à mulher têm aumentado muito no nosso município e estamos aqui no combate”.
“A violência contra a mulher está presente dentro de casa, então quando o poder público consegue levar até as ruas a conscientização, a informação, e ainda apresentar um lugar de acolhimento, é muito importante e faz toda a diferença”, ressaltou Jackson Nunes, secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente.
“Essa ação é de extrema importância, até pelo momento que estamos enfrentando, por isso, nós temos que unir forças contra situações de violência, que são inaceitáveis.” opinou a munícipe Clarice Carmo.
Presidente da comissão de combate à violência de gênero da OAB-SV, a advogada criminalista Ana Carolina Oliveira, reforçou. “Infelizmente nós temos visto muitos casos de agressão e de mulheres sendo mortas apenas pelo simples fato de serem mulheres, então, essa conscientização é muito importante. Por isso, estamos abordando homens e mulheres, e conscientizando que a violência contra a mulher não pode ser normalizada”.