São Vicente conta com o maior ambulatório de assistência para pessoas trans na Baixada Santista. O serviço é referência na região e oferece cuidado humanizado para mulheres e homens trans acima de 18 anos.
O atendimento funciona de forma integrada:
A primeira etapa começa na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente, que oferece acompanhamento terapêutico, atendimento social, acesso à empregabilidade, oferta de cursos profissionalizantes, retificação do nome social e gênero, acesso à documentação civil (RG e Certidão de Nascimento) e combate à transfobia.
Após essa fase, os pacientes são encaminhados pelo sistema CROSS para o ambulatório trans do Hospital Guilherme Álvaro, onde recebem acompanhamento clínico com equipe multidisciplinar.
O atendimento está disponível sempre que a pessoa entender necessário realizar acompanhamento.
Os agendamentos podem ser feitos presencialmente na Rua José Bonifácio, 404 - Sala 13 - Centro, pelo e-mail sedhc.saovicente@gmail.com ou pelo telefone (13) 3569-2220.
Após isso, serão definidas as datas de atendimentos futuros. Caso seja necessário entregar documentos, será informado durante o acompanhamento.
O Ambulatório Transexualizador é um espaço de acolhimento, saúde, cidadania e respeito, garantindo direitos e combatendo a violência contra a população trans.
Jackson Nunes, secretário de Direitos Humanos e Cidadania, reforça sua importância:
“Vejo como um avanço imenso a criação das políticas públicas para as pessoas trans. A pauta LGBTQIAPN+ infelizmente ainda é muito criminalizada no Brasil, então a população acaba tendo os seus direitos violados. Quando conseguimos construir um serviço como o ambulatório trans, estamos garantindo esses direitos à comunidade. Então, vislumbro um avanço cada vez maior. Hoje a Prefeitura de São Vicente dispõe de serviços que asseguram a proteção da população LGBTQIAPN+, em especial à população trans/travesti”.
Home: retorne à página inicial do Portal Mulher Vicentina aqui.