Criado pela Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM), a Sala Guardiã Maria da Penha é um espaço para acolher, acompanhar e proteger mulheres vítimas de agressão, seja ela física, mental ou patrimonial.
Com atendimento especializado, o projeto engloba acompanhamento de saúde física e psicológica, orientações jurídicas e suporte constante.
A Sala Guardiã Maria da Penha trabalha a prevenção e o combate ao ciclo da violência por meio de apoio e educação.
Para iniciar o atendimento, a vítima deve abrir um boletim de ocorrência e pedir medida protetiva do agressor junto à Polícia Militar (PM). O caso será passado à GCM, que entrará em contato com a mulher via telefone. Após, será marcada uma visita doméstica. Também é possível agendar presencialmente na base da GCM: Avenida Capitão-Mor Aguiar, 798 - Centro.
Após visita e avaliação, a vítima será encaminhada aos devidos atendimentos, conforme sua realidade e necessidade.
A Sala Guardiã Maria da Penha foi idealizada por Marcela Barbosa, Guarda Civil Municipal de São Vicente, que explica a importância da iniciativa:
“Na maioria das vezes a mulher volta para o agressor apenas porque ele promete mudar. Ela se envolve neste ciclo até mesmo depois de denunciá-lo, até que ele seja agressivo novamente”.
Home: retorne à página inicial do Portal Mulher Vicentina aqui.